Por que o céu fica cor de laranja ao pôr do sol?

O pôr do sol é um momento mágico em que o céu se veste de cores cintilantes. Um dos fenômenos mais impressionantes é quando o céu adquire uma cor laranja vibrante. E por que ele fica com essa tonalidade? Saiba aqui.

céu cor de laranja; pôr do sol
As nuvens altas, também conhecidas como nuvens cirrus, são compostas por cristais de gelo suspensos na atmosfera a grandes altitudes. Durante o pôr do sol, a posição do sol em relação a estas nuvens cria um impacto visual impressionante.

A cor do céu durante o pôr do sol pode variar em função de vários fatores, mas geralmente tende a apresentar tons de laranja, vermelho e rosa. No entanto, é importante saber que a tonalidade pode variar de acordo com as condições atmosféricas locais, como umidade, a cobertura de nuvens e a qualidade do ar.

Porquê laranja e não verde?

A cor laranja do céu ao pôr do sol é devido a uma combinação de fatores, incluindo a dispersão da luz e a presença de partículas na atmosfera.

Dispersão da luz

Durante o pôr do sol, ele está mais próximo do horizonte, o que significa que a luz solar tem que atravessar uma maior "quantidade" de atmosfera antes de chegar aos nossos olhos.

Isto significa que a luz solar viaja através de uma camada atmosférica mais densa, o que provoca uma dispersão da luz em diferentes direções.

pôr do sol; laranja
Os raios crepusculares são sombras de nuvens que estão próximo ou abaixo do horizonte ou das montanhas, projetadas pelo Sol, quando ele está baixo no céu.

Como resultado, os comprimentos de onda mais curtos, como o azul e o violeta, se dispersam mais intensamente, enquanto os comprimentos de onda mais longos, como o vermelho e o laranja, permanecem relativamente mais intactos. Isto produz o aspecto alaranjado no céu.

Poluição e partículas na atmosfera

A presença de partículas em suspensão na atmosfera, tais como poeiras, aerossóis, fumaça ou poluentes, pode afetar a cor do céu durante o pôr do sol. Estas partículas podem dispersar e filtrar a luz, o que pode intensificar os tons laranja e avermelhados do céu. A presença de nuvens ou de partículas adicionais pode amplificar ainda mais este efeito.

Sofre de opacarofilia?

Opacarofilia é o amor ou hobby de admirar e desfrutar do pôr do sol. Se você gosta do pôr do sol e das suas cores, a opacarofilia tem vários benefícios para a saúde física e mental:

  • Relaxamento e redução do stress: ver um pôr do sol pode ser uma experiência relaxante e reconfortante.
  • Ligação com a natureza: o pôr do sol oferece uma oportunidade de ligação com a natureza e de afastamento das distrações da vida cotidiana.
  • Estímulo sensorial e apreciação estética: o pôr do sol é uma fonte de estímulo sensorial e de beleza estética.
  • Melhora do humor: a experiência de assistir a um pôr do sol pode ter um impacto positivo no humor de uma pessoa.
  • Sentimento de gratidão: ver um pôr do sol nos faz refletir e apreciar os aspetos positivos da nossa vida.

    Um pôr do sol pode prever o tempo?

    A cor do pôr do sol em si não fornece informações precisas sobre as condições meteorológicas futuras, como a temperatura, a umidade, a pressão atmosférica ou a possibilidade de chuva, mas pode nos dar muitas informações valiosas sobre a situação atmosférica atual devido à interação entre a luz e a atmosfera.