0 de janeiro e sua importância para a astronomia

Um novo ano começou, e se você nunca ouviu falar sobre janeiro 0, nós lhe diremos o que é, sua origem e como é útil para os astrônomos.

dia zero janeiro ano novo 2022
Os livros de efemérides publicam os dados de posição das estrelas e planetas datados de 0 de janeiro, e as tabelas astronômicas começam no mesmo dia.

Se você perguntar a um astrônomo qual é o primeiro dia do ano, ele pode responder que não é 1º de janeiro, mas sim 0 de janeiro. O mais interessante é que ao ler a justificativa dele você vai dizer: "sim com certeza ele tem razão!", E vai te deixar pensando muito sobre o assunto.

Se, por exemplo, no primeiro dia de 2022 o chamarmos de 1º de janeiro a partir da 0h, mas tecnicamente o dia inteiro daquele ano ainda não tiver decorrido, será que realmente contamos os dias ou os ordenamos no calendário?

O mesmo que acontece com os dias acontece com os anos, o ano após -1 aC foi 1 dC e então o que aconteceu com o ano 0? Não existe. É por isso que, por exemplo, o ano 2000 é o último ano do século XX, e não o primeiro do século XXI.

Então, respondendo à pergunta se contamos ou ordenamos os dias no calendário, a resposta é que com a ausência do ano 0 e do dia 0 de cada mês, é evidente que o que fazemos é nomear os dias em números ordinais. Em outras palavras, não há dia 0 no calendário simplesmente porque em uma lista ordenada não há posição anterior ao primeiro.

Os astrônomos precisam de um dia zero

Astrônomo Jorge Núñez de Murga, professor da Departamento de Astronomia e Meteorologia da Universidade de Barcelona, descreveu à BBC Mundo a origem dessa confusão, "por que chamamos o primeiro dia de 2022, 1º de janeiro, a partir das 0 horas, se tecnicamente esse dia inteiro ainda não passou?"

“No dia 1º de janeiro de 2022 às 12 horas, apenas 0,5 dias de 2022 se passaram, e é concluído apenas à meia-noite, quando na realidade já é 2 de janeiro em nosso calendário”, comenta Nuñez. Esse lapso entre o nome que o calendário dá aos dias e o tempo em que eles realmente decorrem, cria um problema para os cálculos astronômicos.

Janeiro Zero Ano Novo de 2022
Por que chamamos o primeiro dia de 2022, 1º de janeiro, a partir das 0 horas, se tecnicamente esse dia inteiro ainda não passou?

No momento em que é preciso fazer cálculos sobre o tempo (usando números cardinais), surgiu a necessidade de designar um dia 0. Por isso, Nuñez explica que “a astronomia optou por usar o último dia do ano como recurso, ou seja, que este misterioso e novo 0 de janeiro é 31 de dezembro do ano anterior".

O astrônomo explica que “é muito útil para cálculos em que é necessário usar frações de um ano ou de um mês”. Na verdade, "os livros de efemérides publicam os dados de posição das estrelas e planetas datados de 0 de janeiro, e as tabelas astronômicas começam no mesmo dia."

Ou seja, o dia 0 de janeiro é “simplesmente um recurso usado para cálculos astronômicos”, e que na hora de publicar os dados eles são adaptados ao calendário regular, explicam os astrônomos. O dia 0 de janeiro continuará aparecendo nos livros técnicos de astronomia, embora agora, com os computadores, não seja mais tão importante.

Ajustando o calendário

Ficou claro para nós então que o dia 0 de janeiro é um dia fictício, o seu objetivo é manter a data do ano em que foi publicado o aniversário, evitando assim qualquer referência ao ano anterior, mesmo tendo aceite que seja igual a 31 de dezembro do ano anterior.

Janeiro Zero Ano Novo de 2022
O dia 0 de janeiro é um dia fictício, seu objetivo é manter a data do ano para o qual foi publicado um aniversário.

É o espaço de tempo decorrido das 12h de 31 de dezembro às 12h de 1º de janeiro e corresponde ao tempo solar médio, e não da meia-noite à meia-noite como horário civil. Com este sistema, o tempo começa a ser contado através do meridiano superior, e não do meridiano inferior, por isso é uma medida astronômica diária.

Em uma reunião em Dublin em 1955, a União Astronômica Internacional adotou um calendário juliano especial, que começava ao meio-dia de 0 de janeiro de 1900, o propósito de sua criação era exclusivamente astronômica.