Os futuros humanos poderiam viver em cavernas na Lua?

A pesquisa descobriu que as cavernas lunares fornecem condições notavelmente estáveis quando comparadas à superfície da Lua, fornecendo possíveis locais para uma futura colonização humana.

Lua
Abaixo da superfície com crateras da Lua, existem muitas cavernas, poços e velhos tubos de lava.

Viver em uma caverna na Lua pode parecer a experiência definitiva de um eremita, mas pode ser a realidade para os humanos do futuro, de acordo com cientistas. Em um estudo recente, descobriu-se que os habitats subterrâneos da Lua experimentam condições ambientais muito mais estáveis do que na superfície.

Pesquisadores da Universidade do Colorado Boulder determinaram que as temperaturas nas cavernas lunares, fossas e tubos de lava estáveis variam cerca de 50°C do dia para a noite. Embora possa parecer extremo, é muito mais estável do que as incríveis oscilações de 270°C experimentadas na superfície por algumas partes das regiões equatoriais da Lua.

“Se esperamos enviar pessoas para essas cavernas nas próximas décadas, queremos saber o que elas devem esperar lá”, disse Andrew Wilcoski, coautor do estudo e aluno de pós-graduação no Departamento de Ciências Astrofísicas e Planetárias em CU Boulder.

Santuário subterrâneo

Os pesquisadores obtiveram seus dados desenvolvendo simulações de computador para rastrear as temperaturas de cavernas hipotéticas de vários tamanhos ao longo de um dia lunar inteiro.

Além das temperaturas mais favoráveis, as cavernas lunares poderiam proteger os humanos da perigosa radiação solar e potencialmente ser ricas em certos recursos naturais.

Mas, embora as oscilações de temperatura dentro dessas redes subterrâneas sejam relativamente pequenas quando comparadas à superfície da Lua, as próprias temperaturas ainda são bastante extremas. A maioria das cavernas simuladas no estudo viu aumentos de temperatura durante o dia de -70°C de gelar os ossos, caindo para -120°C à noite.

youtube video id=jelVveWnuow

Essas temperaturas não são favoráveis para a água congelada, disse Wilcoski. Pesquisas anteriores sugeriram que certos sítios lunares conhecidos como "armadilhas frias" podem ter acumulado água congelada ao longo de bilhões de anos. Mas as novas simulações mostram que muitas cavernas, especialmente em latitudes mais baixas, serão quentes demais para manter o gelo permanente.

“Uma possibilidade intrigante seria estabelecer uma estação base protegida dentro de um poço lunar ou caverna perto de uma das crateras polares contendo gelo de água”, disse Paul Hayne, professor assistente no Laboratório de Física Atmosférica e Espacial em CU Boulder. “Os astronautas poderiam então se aventurar quando as condições fossem adequadas para coletar solo rico em gelo.”

As agências espaciais de todo o mundo já estão explorando a possibilidade de estabelecer bases em crateras na região lunar da Bacia Aitken - Polo Sul. Mas se a demanda por "móveis" lunares se desenvolver ainda mais, os habitats nas cavernas e fossos abrigados da Lua podem se tornar uma opção cada vez mais viável.