Terra já nasceu com água? Novo estudo argumenta de onde veio a água na Terra
Novo estudo responde pergunta dizendo que a água sempre esteve presente na Terra e não veio de colisão com asteroides.

Água é uma das componentes mais importantes da Terra tanto na questão de possibilitar o surgimento da vida como caracterizar o planeta como “planeta azul”. Apesar de ser tão importante, a origem da água na Terra tem sido um dos maiores mistérios dentro da Astronomia e Geologia. As condições extremas de quanto a Terra e o Sistema Solar eram jovens podem ter dificultado a origem da água no planeta.
As temperaturas elevadas e a intensa radiação durante a formação da Terra sugerem que a água presente deveria ter evaporado. Por causa disso, uma hipótese que tem ganhado destaque é que a água da Terra foi entregue por colisões com asteroides e cometas ricos em gelo. Esses objetos teriam se originado em regiões mais frias e distantes do Sistema Solar e quando chegaram até a Terra conseguiram bombardear a Terra jovem com moléculas de água.
No entanto, um novo artigo publicado recentemente no The Astrophysical Journal Letters argumenta que a Terra já continha água desde a sua formação inicial. Os autores do artigo argumentam que seria possível que alguma quantidade de água tivesse sobrevivido no planeta Terra. Além disso, outras regiões do Sistema Solar não seriam tão propensas a ter água fazendo com que uma grande quantidade chegasse ao planeta.
Zona habitável
A zona habitável de uma estrela é a região onde as condições de temperatura permitem a existência de água líquida. O tamanho e a distância dessa zona varia entre os tipos de estrelas e o brilho de cada estrela. Estrelas mais quentes possuem uma zona habitável distante enquanto estrelas mais frias possuem uma zona habitável muito próxima da estrela. É necessário considerar a zona habitável quando se busca planetas com presença de água.
A Terra se formou dentro da zona habitável do Sol, porém, quando o Sol era mais jovem, ele era relativamente mais fraco e menos luminoso do que é hoje. Isso significa que a zona habitável de bilhões de anos atrás estava ligeiramente mais próxima do Sol. Além disso, a Terra ainda sofria com o calor residual da sua formação e da radiação do Sol jovem.
Origem da água
Por causa do ambiente que a Terra estava durante os primeiros bilhões de anos do Sistema Solar, responder a pergunta sobre qual é a origem da água na Terra tem sido um dos maiores mistérios. Isso porque o calor residual do processo de formação e a radiação mais forte teriam causado a evaporação das moléculas de água do planeta. Mais tarde, o Sol ficou fraco demais impedindo a existência de água no estado líquido.
Para isso, os pesquisadores argumentaram por muitos anos que a água da Terra foi trazida por colisões com asteroides e cometas ricos em gelo. Esses objetos teriam vindo de regiões mais frias do Sistema Solar onde existia gelo. Quando colidiram com a Terra, eles teriam depositado as moléculas de água no planeta. Essa hipótese explicaria a presença de água em um planeta que se formou em um ambiente relativamente quente.
Onde a água se formou?
No entanto, um novo artigo publicado no The Astrophysical Journal Letters sugere que essa hipótese não está correta. Isso porque, em vez de uma transição rápida, a sublimação da água é um processo mais gradual. Esse argumento mostraria que o gelo presente no planeta Terra não teria sublimado tão rapidamente e alguma quantidade teria permanecido no planeta Terra.

A pesquisa se baseia em estudos que mostram que a energia de ligação da água em grãos de poeira gelados não tem uma temperatura única de condensação. Isso significa que uma pequena porcentagem permanece ligada aos grãos de poeira. Segundo os autores, essa fração remanescente seria suficiente para explicar todo o conteúdo de água da Terra.
Fim da hipótese de colisões
Mesmo com as novas conclusões, os pesquisadores pontuam no artigo que há algumas limitações nesse modelo. Uma delas seria que a proporção atual de água pesada pode não refletir a original já que processos de ciclagem da água entre a superfície e o interior da Terra podem ter alterado essa relação ao longo do tempo.
Ainda é muito cedo para confirmar que a água da Terra se originou daqui. No entanto, o artigo publicado abre uma possibilidade para explicar a origem sem a necessidade de colisões de asteroides e meteoros. Caso confirmado, essa pode ser mais uma das perguntas que finalmente possuem uma resposta.
Referência da notícia
Boitard-Crépeau et al. 2025 Was Earth’s Water Acquired Locally during the Earliest Phases of the Solar System Formation? The Astrophysical Journal Letters