Alpha Centauri pode estar escondendo um exoplaneta e pode ser o 1º a ser visitado no futuro!

Sistema de estrelas pode estar escondendo um exoplaneta perto da estrela que mais se parece com o nosso Sol.

Um exoplaneta pode ter sido encontrado na estrela mais próxima e mais semelhante ao Sol. Crédito: Skatebiker
Um exoplaneta pode ter sido encontrado na estrela mais próxima e mais semelhante ao Sol. Crédito: Skatebiker

Alpha Centauri é o sistema estelar mais próximo do nosso e está localizado a cerca de 4,37 anos-luz de nós. Apesar de muitas vezes ser confundido com apenas uma estrela, o sistema é formado por três estrelas: Alpha Centauri A, Alpha Centauri B e Proxima Centauri. Enquanto as duas primeiras são semelhantes ao Sol, a terceira é uma anã vermelha que está mais distante das duas principais.

A estrela Proxima Centauri, apesar de ser mais diferente do Sol, é uma que chama muita atenção por ser a única do sistema com exoplanetas confirmados. Um deles é o exoplaneta chamado de Proxima b que orbita na zona habitável da estrela. No entanto, Proxima Centauri é uma anã vermelha pequena e fria com fortes erupções que podem dificultar o desenvolvimento de vida no exoplaneta. Alpha Centauri A e B, apesar de serem mais parecidas com o Sol, ainda não tinham planetas confirmados ao seu redor.

No entanto, recentemente uma nova descoberta indicou que Alpha Centauri A pode abrigar um exoplaneta gasoso gigante em torno de si. A possível detecção foi feita por meio de variações na luz da estrela que sugeriram a presença de um planeta massivo orbitando em uma distância maior. Se confirmada, essa descoberta ajudaria a entender exoplanetas em torno de estrelas semelhantes ao Sol e com idades próximas.

Proxima Centauri

A Proxima Centauri é uma anã vermelha sendo a terceira estrela no sistema triplo conhecido como Alpha Centauri. A anã vermelha possui um exoplaneta chamado de Proxima Centauri b e é o mais próximo de nós com cerca de 4,24 anos-luz da Terra. Ele foi descoberto em 2016 ao analisar a velocidade radial e variações da estrela que sofre efeitos gravitacionais do exiplaneta. ,

Proxima b tem uma massa estimada muito semelhante à da Terra e completa uma órbita em aproximadamente 11 dias.

O que também chama se destaca é que o exoplaneta Proxima b está localizado na zona habitável da estrela. No entanto, como Proxima Centauri é uma anã vermelha, ela emite radiação ultravioleta e raios-X em picos de erupções solares. Isso pode afetar a atmosfera do planeta e sua possível habitabilidade. Ainda não é certo se o exoplaneta possui atmosfera ou campo magnético capazes de proteger o exoplaneta.

Alpha Centauri A e nosso Sol

Mas a estrela que chama muita atenção dos astrônomos é Alpha Centauri A por ser uma estrela muito semelhante ao Sol e estar tão próxima. Ela é uma estrela do tipo espectral G que é o mesmo do Sol e também semelhante em tamanho, luminosidade e temperatura. Por causa dessas semelhanças com o Sol, a estrela é alvo de interesse na busca por exoplanetas que poderiam ser habitáveis.

A estrela está localizada a cerca de 4,37 anos-luz de distância, então essa proximidade sugere que tenha se formado na mesma época que o Sol. Por compartilhar muitas características físicas e químicas, há a ideia que Alpha Centauri A poderia abrigar planetas com condições semelhantes às da Terra, inclusive em idade. Por causa disso, os astrônomos têm focado no estudo de Alpha Centauri há muitas décadas com objetivo de encontrar evidências de exoplanetas.

Exoplaneta encontrado?

Recentemente, um grupo de astrônomos usaram observações em infravermelho do telescópio James Webb usando medições com o coronógrafo. Com a máscara coronográfica é possível bloquear a luz da estrela e conseguir observar o ambiente ao redor. Segundo essas observações, os astrônomos encontraram evidência de um planeta orbitando Alpha Centauri A e estaria na zona habitável da estrela.

Astrônomos usam ferramenta coronógrafo do telescópio James Webb e podem ter encontrado evidências de exoplaneta em torno de Alpha Centauri A. Crédito: Sanghi et al. 2025
Astrônomos usam ferramenta coronógrafo do telescópio James Webb e podem ter encontrado evidências de exoplaneta em torno de Alpha Centauri A. Crédito: Sanghi et al. 2025

Se essa observação for confirmada e o planeta, de fato, existir, ele seria o planeta mais próximo na zona habitável de uma estrela semelhante ao Sol. Apesar disso, o exoplaneta parece se tratar de um gigante gasoso semelhante ao planeta Saturno. Isso indicaria que as chances de habitabilidade nesse exoplaneta seriam praticamente nulas. No entanto, a existência dele ainda é comemorada porque pode ser uma futura parada de estudo.

Próxima parada espacial

Isso porque ele poderá se tornar um dos principais alvos para futuras missões interestelares. Sua proximidade torna-o um destino viável para sondas espaciais no futuro que conseguiriam escapar do Sistema Solar. Importante ressaltar que ainda não há tecnologia avançada o suficiente que consiga chegar nesses mundos que são próximos astronomicamente mas distantes para nossa realidade.

A curta distância também significa que uma missão poderia chegar lá mais rapidamente do que em outros sistemas. Isso poderia tornar o exoplaneta como um “primeiro ponto de parada” para a exploração interestelar. Apesar de ser gasoso e não poder pousar nela, ele serviria como laboratório natural para testar tecnologias e um objeto para permanecer orbitando também.

Referência da notícia

Sanghi et al. 2025 Worlds Next Door: A Candidate Giant Planet Imaged in the Habitable Zone of α Cen A. II. Binary Star Modeling, Planet and Exozodi Search, and Sensitivity Analysis The Astrophysical Journal Letters