Vulcão Etna em atividade! 12º atividade paroxística em menos de um mês

Desde a manhã de 12 de março de 2021 que o décimo segundo episódio paroxístico do Etna está em curso: a coluna eruptiva atinge 6 km de altura e os vídeos provenientes da zona são impressionantes. Aqui estão alguns deles e a situação.

Nova erupção intensa do Etna nesta manhã de 12 de março de 2021. Este é o décimo segundo episódio paroxístico em 3 semanas na Cratera do Sudeste do Etna. Está também a surgir um fluxo de lava que jorra para o Valle del Bove e atingiu uma altitude de 2.800 metros.

O fenómeno, o 12º desde 16 de fevereiro (quando houve o primeiro episódio violento desta série), foi observado a partir das 08h40 (hora local) pelo Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia - Observatório Etneo (Ingv-Oe) em Catânia. A atividade está a produzir uma nuvem eruptiva que atinge uma altura de cerca de 6 km acima do nível do mar e que o vento empurra para leste, causando uma queda de cinzas no lado oriental do vulcão. Aqui abaixo está o fascinante cenário que se pode ver nestas horas na cidade de Catânia.

Nas crateras Voragine, Bocca nuova e do Nordeste - de acordo com a agência de notícias ANSA - existe atividade explosiva intra-cratera. Os rugidos fortes são sentidos a grandes distâncias. A coluna eruptiva é visível de longe, como se vê no vídeo abaixo.

Durante a noite de 9-10 de março de 2021, o último episódio paroxístico das últimas semanas ocorreu na Cratera do Sudeste do Etna, o décimo primeiro desde 16 de fevereiro passado. Intensas fontes de lava, coluna eruptiva de vários quilômetros, queda de cinzas e lapilli para leste-nordeste, fluxo de lava em direção ao Valle del Bove. Agora a história se repete pela décima segunda vez em menos de um mês.

Do ponto de vista sísmico, a ANSA informa ainda que o aumento da amplitude do tremor vulcânico continua em valores muito elevados, com a fonte localizada perto da cratera do Sudeste a uma profundidade de cerca de 2,5 km acima do nível do mar. O número de eventos de atividade infrasônica é médio-alto e a sua localização está nas proximidades da cratera do Sudeste. Os dados da rede Gnss não mostram variações significativas, enquanto a rede clinométrica mostra variações modestas (0,1 - 1 microradianos) em conjunto com a atividade em curso.