A Temporada de Furacões de 2020 poderá ser bem ativa

Faltam dois meses para o início oficial da temporada de furacões de 2020 no Oceano Atlântico Norte! Algumas previsões já indicam que essa poderá ser uma temporada bastante ativa, com uma atividade de ciclones tropicais acima da média.

A dois meses do início oficial, previsores já indicam uma temporada de furacões acima do normal em 2020.

Estamos a dois meses do início da temporada de furacões desse ano no Atlântico Norte, que se inicia oficialmente em 1º de junho de 2020 e termina no dia 30 de novembro de 2020! Alguns grupos de meteorologistas já estão avaliando os fatores que podem influenciar a atividade de furacões desse ano e realizando suas primeiras previsões!

Na última semana a empresa estadunidense AccuWeather divulgou sua primeira previsão para a temporada desse ano, indicando que essa temporada poderá ter uma atividade de tempestades tropicais acima do normal! O time de previsores espera a formação de 14-18 tempestades tropicais, onde 7-9 se tornarão furacões e 2-4 se tornarão furacões de categorias intensas (categorias 3, 4 e 5). Lembrando que a atividade média (climatologia de 1981 a 2010) é de aproximadamente 12 tempestades tropicais, 6 furacões e 3 furacões de categoria intensa por temporada.

Para realizar as previsões e suposições a respeito da próxima temporada, os meteorologistas costumam realizar comparações com anos anteriores que tenham apresentado condições climáticas semelhantes, ou seja, anos análogos. No caso desse ano, os meteorologistas da AccuWeather avaliam os anos de 1980 e 2005 como possíveis anos análogos a este.

Em 1980 ocorreram 11 tempestades tropicais, 9 furacões e 2 de categoria intensa, uma temporada ligeiramente acima da média. Porém, nesse ano o poderoso furacão Allen, de categoria 5, causou grande destruição e mais de 200 mortes no Haiti e no estado americano do Texas. Já 2005 foi um ano muito acima da média, com 28 tempestades tropicais, 15 furacões e 7 de categoria intensa! Foi nesse ano que vimos a cidade de Nova Orleans viver um pesadelo com o Furacão Katrina, que deixou mais de 1800 mortos e 125 bilhões de dólares em prejuízos.

No início da temporada desse ano, os especialistas ficarão atentos principalmente ao Mar do Caribe e Golfo do México, que já estão apresentando temperaturas da superfície do mar (TSM) bem acima do normal e, como já mencionado em artigos anteriores, as altas TSM servem como combustível para a intensificação e desenvolvimento de tempestades tropicais.


Outro fator climático que poderá contribuir com um aumento da atividade de furacões é um possível evento de La Niña no segundo semestre de 2020, como preveem alguns modelos climáticos. Durante eventos de La Niña, no Oceano Pacífico Tropical, normalmente temos um maior desenvolvimento de ciclones tropicais no Atlântico, isso porque os ventos de oeste, que sopram em altos níveis sobre o Atlântico, ficam mais fracos que o normal, o que reduz o cisalhamento vertical do vento (variação do vento com a altura), contribuindo para o desenvolvimento dessas tempestades.

No dia 19 de dezembro de 2019, o Tropical Storm Risk (TSR), um consórcio formado por especialistas climáticos e de riscos no Reino Unido, divulgou a primeira previsão referente a temporada de 2020, prevendo também uma temporada ligeiramente acima da média, com 15 tempestades, 7 furacões e 4 de categoria intensa.

Em 2019 tivemos uma temporada acima do normal, a quarta temporada consecutiva com atividade de furacões acima do normal, apesar das previsões terem indicado uma atividade abaixo do normal antes do início da temporada. A temporada de 2019 causou mais de 11 bilhões de dólares em danos, com furacões devastadores como Dorian, Lorenzo e Humberto.