Virada brusca do tempo em parte da Região Sudeste

Passagem de frente fria muda o tempo em áreas do Sudeste nos próximos dias. Chuva fraca, céu nublado e queda acentuada da temperatura viram destaque a partir desta terça-feira (13) entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

A frente fria associada ao ciclone que provocou fortes temporais entre Argentina, Uruguai e partes do Rio Grande do Sul no último final de semana avança agora em direção ao Sudeste. A expectativa é de mudanças bruscas no tempo com a passagem do sistema frontal, pois logo atrás dele vem outra massa de ar frio.

Apesar dos temporais provocados, a frente fria perde intensidade conforme avança e por não receber suporte de umidade sobre o Brasil Central, o que é comum durante esta época do ano, logo se afasta em direção ao Oceano Atlântico.

Enquanto o tempo seco persiste sobre o Brasil central, a chuva ocorre em áreas mais próximas ao oceano devido à influência dos ventos úmidos. São as frentes frias costeiras comuns no outono.

A virada no tempo deve ocorrer especialmente na terça-feira (13) com céu nublado, chuva fraca e queda acentuada da temperatura entre o leste de São Paulo, inclusive na capital que deve registrar queda de quase 10°C de diferença entre um dia e outro, estado do Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais devido aos ventos úmidos e frios que sopram do mar em direção ao continente.

Nas demais áreas da região Sudeste pouca coisa deve mudar, ou seja, o tempo seco permanece, o sol ainda predomina e é mantida a amplitude térmica do outono, manhãs e noites frias e tardes quentes.