Acúmulo de granizo transforma a paisagem em cidade do RS

Ontem tempestades e chuvas volumosas ocorreram em todo o Rio Grande do Sul, provocando transtornos como queda de árvores, alagamentos e até queda de granizo de grande porte. Em Lagoa Vermelha, o acúmulo de granizo pareceu neve! As imagens são impressionantes!

A atuação de uma região de cavado sobre o Rio Grande do Sul manteve o tempo instável e com chuva em todo o estado durante a quinta-feira (17). No entanto, as chuvas mais intensas ocorreram na parte da tarde, com eventos impactantes nas áreas mais ao norte.

Na região de Lagoa Vermelha, a chuva ganhou intensidade, acumulando aproximadamente 50mm, e veio acompanhada de intensa queda de granizo. Segundo os moradores, o evento teve duração de 20 min. O resultado, além da bela paisagem, semelhante ao inverno de algumas localidades do Hemisfério Norte, cerca de 4 mil casas sofreram danos, forçando os moradores a serem abrigados em duas escolas municipais.

Ainda no norte do estado, agora em Soledade e cidades próximas, também houve registro de queda de granizo. No entanto, o que chamou a atenção não foi a quantidade e sim o tamanho das pedras, que atingiram um tamanho semelhante ao de ovos de galinha. Segundo a Defesa Civil e a Corporação de Bombeiros Militar, foram atendidas 14 ocorrências, o que corresponde a 25 famílias prejudicadas.

Em Ijuí e região de Santo Augusto, o temporal com ventos de até 80 km/h ocasionou na queda de árvores na via que liga as duas cidades. O fato ocorreu nas proximidades de Mauá na rodovia ERS-155. No município de Ijuí, o vento provocou destelhamentos e que da de energia.