Chuvas no ES: inundações, deslizamentos, soterramentos e desalojados

Chuvas de moderada a forte intensidade vem ocorrendo de forma constante no estado do Espírito Santo nos últimos dias. Como resultado: inundação, deslizamentos, soterramentos e perdas materiais. Não há ainda registro de vítimas fatais. As imagens são impressionantes.

Chuvas intensas vêm causando transtornos no estado do Espírito Santo nos últimos dias. Volumes já atingem valores próximos dos 200mm nas últimas 72 horas, sendo que as chuvas mais intensas ocorreram ontem (13), causando o aumento abrupto dos rios, inundações, obstrução de vias e fortes correntezas.

Segundo a Defesa Civil, 72 pessoas estão desalojadas e 3 municípios estão estado de alerta máximo: Santa Leopoldina, Domingo Martins e Anchieta. Em Santa Leopoldina, houve deslizamento de terra que atingiu uma casa, soterrando 3 pessoas. Ainda não há informações sobre a situação das vítimas.

O rio Santa Maria da Vitória, em seu estado normal possui altura de 2 metros, se encontra com 6,7 metros. Esse aumento ocasionou em inundações e interdição da ES-080, o que dificulta o acesso dos bombeiros aos municípios. Segundo o Corpo de Bombeiros, barcos estão sendo utilizados para fazer os resgates. Já na região de Domingos Martins, a situação é mais complicada pelo fato de a BR-262 estar obstruída por deslizamento de terra.

Previsão de mais chuva volumosa

A partir do fim da tarde desta quinta-feira (14), uma frente fria passa a atuar sobre o sul do Espírito Santo avanço ao longo da noite e madrugada por todo o estado. Há previsão de chuvas intensas que podem agravar a situação. A situação complicada uma vez que o tempo instável e chuvoso irá se manter ao longo do feriado e da próximas semana. Infelizmente ainda teremos notícias de inundações, alagamentos e deslizamentos de terra.