Viagem a Marte: acompanhe ao vivo a decolagem e a missão da NASA

A missão mais ambiciosa para Marte está em andamento. A NASA transmitirá os preparativos e a decolagem ao vivo para que você possa segui-los e interagir com perguntas! Nós dizemos como vê-lo e os detalhes do novo objetivo.

Mars 2020 Perseverance Ingenuity
O robô Perseverance e o helicóptero Ingenuity viajam por sete meses para Marte. Eles vão ajuda a investigar o solo e ar marcianos a partir de fevereiro de 2021. Créditos: NASA / JPL-Caltech.

A missão "Mars 2020" da NASA visa procurar sinais de vida antiga no planeta vermelho. O lançamento do foguete Atlas Launch da United Launch Alliance ocorrerá na próxima quinta-feira, 30 de Julho, às 8h50 (horário de Brasília), do Space Launch Complex 41 na Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, Flórida (Estados Unidos). A janela de oportunidade de lançamento será a cada cinco minutos, por um período de duas horas.

Você pode ser um convidado virtual da viagem e acompanhar os preparativos até o dia e a contagem regressiva AO VIVO neste link, que já está disponível desde a última segunda-feira (27). Além da transmissão, você pode fazer perguntas através das redes sociais com a hashtag #CountdownToMars para torná-lo interativo e ainda mais interessante. Se você quiser, pode se registrar aqui e seguir a missão ao vivo. Os inscritos receberão lembretes para transmissões de lançamento, atualizações sobre oportunidades de envolvimento e ouvirão diretamente da NASA sobre quaisquer atualizações de decolagem. Você pode conferir aqui os eventos sociais que acontecem, como fazer uma reserva para enviar seu nome no próximo vôo da NASA para o planeta vermelho.

Quem viaja para Marte e para o quê?

Esta missão se concentra na maior exploração "Lua para Marte" da América, que inclui missões na Lua como uma maneira de se preparar para a exploração humana do planeta vermelho. A bordo do foguete estarão dois "exploradores robóticos científicos", o rover Perseverance (rover de quinta geração em Marte) e o helicóptero Ingenuity Mars, ambos nomeados através de um concurso de redação.

Ingenuity Mars 2020
Ingenuity Mars viajará para Marte conectado ao rover Perseverance. Um ou mais voos dentro de 30 dias. Créditos: NASA / JPL-Caltech.

A viagem levará sete meses e, se tudo ocorrer conforme o planejado, o robô saltará de paraquedas em 18 de Fevereiro de 2021 na cratera Jezero (45 km de largura), no extremo oeste de Isidis Planitia, uma bacia de impacto gigante ao norte do equador marciano. A cratera era um possível oásis em seu passado distante. Entre 3 e 4 bilhões de anos atrás, um rio desaguou em um corpo de água do tamanho de Lake Tahoe, depositando sedimentos cheios de carbonatos e minerais argilosos. Os cientistas acreditam que esse antigo delta do rio pode ter guardado e preservado moléculas orgânicas e outros possíveis sinais de vida microbiana.

Espera-se que o cientista robótico passe dois anos na Terra (equivalente a um ano marciano), explorando esta cratera e coletando amostras valiosas, que ele manterá em tubos especiais, para serem levadas à Terra em uma próxima missão. A NASA e a Agência Espacial Europeia estão planejando uma campanha de retorno para amostras de Marte, para que as amostram possam ser investigadas com instrumentos mais complexos e maiores.

Assim, os cientistas esperam que essas amostras, com uma enorme quantidade de pesquisas e análises realizadas, os ajudem a responder a questão: houve vida em nosso planeta vizinho?

youtube video id=0PVjj0PEPMA

Este é "Percy"

Perseverance (apelidado de "Percy") foi fabricado pelo Laboratório de Propulsão a Jato da NASA no sul da Califórnia, tem 2,7 metros de largura, 2,2 metros de altura e 3,05 metros de comprimento, pesa cerca de 1025 kg e é um aspecto semelhante ao seu antecessor "Curiosity" (ativo no planeta vermelho desde 2012), mas aperfeiçoado e muito mais complexo.

Equipado com sete instrumentos de alto nível, cerca de 23 câmeras e dois microfones, possui uma SUPERCAM que dispara pulsos de laser infravermelhos e verdes para analisar rochas e determinar suas propriedades químicas com o apoio de câmeras e um telescópio. Também possui um radar RIMFAX de solo, o que permitirá observar a geologia com até 10 metros de profundidade (detectar gelo e água salgada serão seus principais objetivos, diz a NASA).

Percy também irá monitorar a atmosfera marciana. É equipado com MEDA, uma estação meteorológica com sensores de temperatura, umidade, radiação e poeira. Além disso, o instrumento MOXIE se concentrará na produção de oxigênio a partir de dióxido de carbono abundante, a fim de preparar para a exploração humana.

Será responsável por coletar amostras de rocha e solo usando seu braço robótico de cinco articulações (capaz de se mover como um ser humano) e uma broca poderosa para coletar amostras subterrâneas. No final do braço existem dois instrumentos: o SHERLOC, capaz de detectar moléculas orgânicas e também analisar amostras de minerais a 5 centímetros de distância; e o PIXL, que usa raios-X para identificar a química das menores rochas (como um grão de sal) e traçar os traços da antiga vida microbiana.

Ingenuity Mars

Percy não viaja sozinho. Nesta missão Mars 2020, uma novidade tecnológica é incorporada. Para expandir o campo visual, o primeiro helicóptero adaptado para voar fora do nosso planeta será implantado: Ingenuity Mars. Pesando 1,8 kg e com algumas ambições gigantescas, a NASA diz que pretende demonstrar a tecnologia necessária para voar na atmosfera marciana. Se bem-sucedido, isso poderia permitir o vôo de veículos robóticos mais avançados, que seriam incluídos em futuras missões humanas e robóticas para Marte.