Ventos de quase 100 km/h deixam estragos e mais de 2 milhões de imóveis sem energia na Grande SP; veja imagens
O ciclone extratropical que está sobre o Atlântico ainda está deixando ventos fortes no estado de São Paulo. Nesta quarta-feira, rajadas de quase 100 km/h causaram muitos estragos e deixaram mais de 2 milhões de imóveis sem luz na Grande São Paulo.

O ciclone extratropical que tem afetado o centro-sul do Brasil nesses últimos dias com chuvas intensas e temporais já está se afastando do continente, porém, ainda continua trazendo ventos intensos para o leste e áreas litorâneas da Região Sudeste.
Nesta quarta-feira (10), fortes rajadas de vento de quase 100 km/h atingem o estado de São Paulo. Na Região Metropolitana de São Paulo, que inclui a capital, já são vários estragos nos municípios e mais de 2,2 milhões de residências estão sem energia elétrica. Veja abaixo mais informações.
Rajadas de até 100 km/h deixam muitos estragos na Grande SP
Desde a madrugada desta quarta-feira (10), todo o estado de São Paulo tem sido afetado por fortes ventos e assim deve ser até o final do dia.
Segundo a Defesa Civil, as rajadas de vento na capital paulista chegaram a 96,3 km/h na manhã de hoje. E por causa dos fortes ventos, houve queda de árvores, de estruturas e destelhamentos em várias localidades da Grande São Paulo.
Na Região Metropolitana de São Paulo, incluindo a capital, a rede elétrica foi atingida por objetos e galhos, prejudicando o fornecimento. Segundo informações da Enel, até esta tarde (por volta das 16h) já eram mais de 2,2 milhões de imóveis sem energia elétrica na região, sendo 1,4 milhão apenas na capital paulista. Cerca de 1.300 equipes da Enel atuam para restabelecer o fornecimento de energia.
São vários os registros de queda de árvores na capital paulista, como por exemplo, na rua Cincinato Braga, na Bela Vista, e nas proximidades do metrô Praça da Árvore, na zona sul da capital. Algumas áreas do Parque da Água Branca, na zona oeste de São Paulo, estão interditadas em razão também de quedas de árvores.

Dois ambulatórios do Hospital São Paulo, na Vila Clementino, na zona sul de São Paulo, estão sem energia, mas continuam atendendo com algumas limitações. Os ventos fortes também afetaram a operação nas Linhas 10 - Turquesa e 11 - Coral do metrô.
Uma das árvores caídas na capital afetou a porta da Japan House, casa de exposições de cultura japonesa, localizada na Avenida Paulista. Por medidas de segurança, vários parques e outros estabelecimentos culturais na capital foram fechados.
Ventania derruba árvore na Avenida Paulista, bloqueando o acesso à Japan House, em SP https://t.co/CKpHhseIF5 pic.twitter.com/FLvbO4sQ8W
— g1 São Paulo (@g1saopaulo) December 10, 2025
Além disso, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, 22 chegadas e 15 partidas foram canceladas, enquanto 4 voos com destino a este aeroporto foram alternados para Curitiba e Rio de Janeiro.
O Aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista, também foi afetado. Segundo a concessionária responsável pela sua administração, cinco voos foram cancelados e outros dez tiveram que ser redirecionados para outros aeroportos.
Referências da notícia
Ventos chegam a 96 km/h em São Paulo e deixam mais de 1,5 milhão imóveis sem luz. 10 de dezembro, 2025. Redação Jornal de Brasília.
Ventania em SP deixa mais de 2 milhões de imóveis sem luz e provoca queda de árvores e voos cancelados. 10 de dezembro, 2025. Redação TV Globo e G1/SP.