Incêndio florestal deixa milhares de desabrigados na Califórnia

Desde sexta-feira um incêndio florestal de grandes proporções, chamado de Apple Fire, tem queimado uma vasta área no sul da Califórnia, próxima a cidade de Los Angeles. Cerca de 8 mil pessoas tiveram que deixar suas casas para fugir das chamas.

Apple Fire
Foto do incêndio florestal “Apple Fire” queimando ao norte da cidade de Beaumont, Califórnia, na sexta-feira (31/07). Imagem: Divulgação.

Um incêndio florestal fora de controle no sul da Califórnia, nas montanhas a leste de Los Angeles, forçou milhares de pessoas a saírem de suas casas. O incêndio, denominado como Apple Fire, começou na sexta-feira (31/07) na pequena comunidade de Cherry Valley, uma área rural perto da cidade de Beaumont, cerca de 137 km a leste do centro de Los Angeles, e até agora já queimou mais de 11 mil hectares, cerca de 110 km² de terreno.

Investigações apontaram que o incêndio foi provocado pelo mau funcionamento de um carro a diesel que expeliu carbono queimado pelo escapamento, ateando fogo na vegetação que margeia a estrada de Oak Glen. Evidências físicas encontradas no local corroboram com alegações feitas por testemunhas oculares.

De acordo com o Serviço Florestal dos Estados Unidos, os recordes observados nos últimos dias de baixa umidade do ar e da vegetação, assim como as altas temperaturas, estão alimentando o incêndio e dificultando o trabalho dos bombeiros. Na segunda-feira (03/08), as temperaturas ficaram acima dos 30°C em diversas partes da Califórnia. Em Palm Springs, cidade vizinha ao local do incêndio, os termômetros chegaram a 43,8°C na segunda!

Mais de 2 mil bombeiros trabalhavam no combate as chamas na segunda-feira, com o apoio de aviões, helicópteros e caminhões tanque. O problema maior que dificulta a ação desses profissionais é que as beiradas do incêndio estão queimando montanhas escarpadas, muito difíceis de serem alcançadas. Os bombeiros acabaram tendo que permitir que as chamas avançassem parte do Monte San Gorgonio, um pico de 3350 metros, pois não era seguro trabalhar num terreno tão íngreme e acidentado.

As colunas de fumaça do incêndio ficaram visíveis por vários quilômetros de distância e contribuíram para a baixa qualidade do ar na região. De acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia em Los Angeles, a nuvem de fumaça chegou a mais de 9 km de altura na atmosfera. A fumaça do incêndio chegou até áreas de Phoenix, capital do estado vizinho, Arizona. O escritório do Serviço Nacional de Meteorologia em San Diego chegou a registrar a formação de nuvens pirocumulus sobre a região do incêndio.

Cerca de 8 mil pessoas foram evacuadas de 2,5 mil casas no condado de San Bernardino e Riverside. Não há relato de vítimas fatais, por ora os únicos danos relatados foram de mais de uma dúzia de prédios e casas prejudicados pelas chamas.

Na última atualização do Departamento de Silvicultura e Proteção contra Incêndios da Califórnia (Cal Fire) na manhã dessa quarta-feira (05/08), o incêndio está 30% contido e continua se espalhando para norte, através da cabeceira do Cânion Mill Creek, e para leste, no deserto de San Gorgonio. Residentes do condado de San Bernardino permanecem sob uma ordem de evacuação.

Além do Apple Fire, outros 26 incêndios estão ativos na Califórnia. O maior deles é o Apple Fire, em segundo lugar está o Gold Fire, um incêndio que queimou mais de 9 mil hectares (mais de 90 km²) no norte do estado e permaneceu ativo por 15 dias, mas agora já está quase completamente controlado.