Uma cidade na Flórida foi construída para ser resistente a passagem de furacões

Você sabia que existe uma cidade a prova de furacões? Ela sobreviveu a passagem do furacão e saiu relativamente ilesa! Conheça a cidade de Babcock Ranch!

Cidade resistente a furacões
Seria essa a cidade ideal do futuro? Uma cidade capaz de sair ilesa da passagem de um furacão, como isso é possível?

Na última quarta-feira (30), o furacão Idalia tocou o solo da Flórida, causando destruição com inundações repentinas e ventos que atingiram os 200 km/h. Segundo estimativas preliminares da Moody 's Analytics, empresa de modelagem financeira, o furacão Idalia causou entre US$ 12 bilhões e 20 bilhões em danos e perda de produção.

Diante da intensificação dos furacões, devido às mudanças climáticas, se torna necessário construir bairros e casas mais resistentes ao clima, especialmente no estado da Flórida, que enfrenta uma temporada de furacões que dura seis meses. Conheça a cidade de Babcock Ranch resiliente ao clima que sobreviveu à passagem do furacão Ian no ano passado!

Saiu ilesa da passagem do furacão categoria 4!

A tempestade Ian de categoria 4, que atingiu a Flórida em 28 de setembro de 2022, cortou a energia de mais de quatro milhões de pessoas no estado e causou inundações catastróficas.

Em meio a calamidade, houve uma comunidade que resistiu surpreendentemente bem à tempestade: Babcock Ranch.

Consiste em um empreendimento de 73 km² que estava no centro da tempestade, no sudoeste do estado, ao norte de Fort Myers, que foi construída para resistir a fortes tempestades e saiu relativamente ilesa.

Embora não estivesse na linha direta do furacão Idalia quando varreu o sudeste dos EUA, a cidade ainda poderá provar novamente a sua resiliência esse ano. Espera-se que a temporada de furacões de 2023 seja ainda mais severa do que a vivida em 2022.

Especialistas da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) previram uma temporada acima do normal, com até cinco grandes furacões, com ventos de 170 km/h.

O que a faz ser resistente a furacões?

Syd Kitson, desenvolvedor do Babcock Ranch, construiu o empreendimento acima dos requisitos do código de construção para garantir que fosse capaz de resistir a uma grande tempestade.

Gastamos muito dinheiro adicional para torná-lo seguro, para planejá-lo de forma diferente de outras comunidades, afirmou Kitson. Todo o plano foi baseado no meio ambiente e na resiliência. Tudo o que fizemos foi para abordar essas duas preocupações.

A fazenda inaugurada em 2018 possui cerca de 5 vezes o tamanho da Ilha de Manhattan. A cidade se assemelha a um cartão postal, com gramados bem cuidados, campos de golfe, trilhas na floresta e ciclovias. Os moradores da cidade circulam em carrinhos de golfe movidos a energia solar, andam de caiaque nos lagos e se reúnem nas piscinas comunitárias.

O que a torna resistente a tempestades são os lagos, que funcionam como lagoas de retenção para proteger as casas das inundações. Além disso, as ruas são projetadas para absorver o excesso de chuva e o salão comunitário é reforçado para ser usado como abrigo contra tempestades.

Como funciona a cidade ideal?

A construção de Babcock Ranch levou anos de planejamento e design cuidadoso. A equipe de Kitson consultou mapas da década de 1940 para descobrir onde ficavam os fluxos naturais da terra, por onde a água passaria durante os períodos de chuvas intensas. Mas na maioria das cidades, os fluxos foram alterados ao longo da década para dar lugar à agricultura, ao desenvolvimento e a outros fins criados pelo homem.

A solução encontrada foi preservar as zonas úmidas da região que absorvem e retêm a água da chuva.

Com isso, em caso de chuvas extremas, quando as zonas úmidas estão sobrecarregadas de água, os cursos de água são capazes de transportar a água até o rio Caloosahatchee, pois a área não foi construída e permanece preservada e, assim, evitam inundações.

Durante a construção, os incorporadores também enterraram linhas de energia, além de construírem sua própria estação de tratamento de água, o que significa que foi a única cidade da região que não teve alerta de contaminação na água do sistema.

Além disso, a cidade foi construída 9,1 metros acima do nível do mar, e os engenheiros garantiram que houvesse bastante terreno natural ao seu redor, o que poderia ajudar a amortecer tempestades, especialmente o excesso de água da chuva.

Embora os primeiros moradores da fazenda só tenham se mudado há cinco anos, o empreendimento se tornou o quinto condomínio planejado mais vendido no país no ano passado.