Um fabuloso halo solar surpreende milhares de habitantes na Guatemala!

No dia 26 de abril, milhares de guatemaltecos foram surpreendidos por um fenômeno natural ao redor do Sol, conhecido como Halo Solar. Saiba mais sobre ele aqui e veja as imagens deste registro!

Milhares de guatemaltecos foram surpreendidos no dia 26 de abril por um fenômeno natural ao redor do Sol, que durou várias horas. Este espetacular fenômeno é conhecido como Halo solar.

Segundo a explicação dada pelo Instituto Nacional de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia e Hidrologia (Insivumeh), o Halo solar é um fenômeno que pode ocorrer também em torno da lua, neste caso possuindo sempre cor branca e chamado de Halo lunar.

O Halo solar é um fenômeno ótico atmosférico (ou fotometeoro) que aparece no céu em forma de círculo colorido e luminoso, com o Sol localizado no centro dele. É originado através das nuvens cirrus, compostas por cristais de gelo que refratam a luz e mostram todas as cores em um arco em torno da fonte.

Outras características do Halo solar dizem respeito ao centro do mesmo. Costuma ser vermelho tênue, muda para laranja e amarelo no exterior e termina com a borda exterior em uma cor esbranquiçada-azul, embora, por vezes, seja violeta. A porção de céu dentro do círculo é um pouco mais escura do que o resto.

youtube video id=R97WDaYDdp0

O diâmetro do Halo solar é de 22 graus de raio (do horizonte ao zênite, que é o ponto mais alto do céu, tem-se 90 graus) e manterá sempre esse tamanho independente da sua posição no céu.

Este Halo foi capturado por muitas pessoas em diferentes partes da Guatemala e as imagens foram amplamente compartilhadas nas redes sociais. Anteriormente, o Insivumeh já havia indicado que a presença deste fenômeno não significa nada mais do que um episódio de chuva.