Um espetacular tsunami de gelo!

Ontem, em Fort Erie no Canadá, houve a formação de um espetacular “tsunami”. Em questão de segundos, enormes blocos de gelo se acumularam nas margens do Lago Erie, um dos maiores do mundo.

youtube video id=7hb9lL7WDKg

Na fronteira entre os Estados Unidos e o Canadá, o Lago Erie se estende, um enorme corpo de água de 25.000 quilômetros quadrados que banha os estados de Ohio, Pensilvânia, Nova York e Michigan. No inverno as temperaturas permanecem muitas horas abaixo de 0°C e a superfície do lago congela, após vários dias sem ventos intensos. Ontem a calmaria se rompeu com uma forte tempestade, que causou rajadas de vento superiores a 100 km/h. De repente, as margens do lago foram imersas em uma "situação particularmente perigosa", segundo o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA. O gelo começou a atingir a áreas costeiras, produzindo um tsunami espetacular.

A tempestade derrubou árvores e linhas de energia, que interromperam estradas e deixaram milhares de moradores sem luz. Muitas escolas ainda estão fechadas hoje na cidade de Buffalo, Amherst e Niagara County devido à tempestade, que ainda está produzindo fortes nevascas.