Tsunami no Brasil? Entenda os riscos com a erupção nas Ilhas Canárias

Vulcão La Cumbre Vieja nas Ilhas Canárias pode entrar em erupção e os rumores sobre um tsunami atingindo o Brasil aumentaram nas últimas horas. Afinal, quais são os verdadeiros riscos?

Vulcão
Vista aérea do Parque Nacional Cumbre Vieja, nas Ilhas Canárias - Foto: Divulgação/Hello Cannary Islands

Desde o último sábado (11) terremotos têm sido registrados no sul de Las Palmas, o que aumentou a tensão não só dos moradores da região, mas também no Brasil. Mas afinal, o que aconteceria na costa brasileira se um vulcão nas Ilhas Canárias entrasse em erupção?

Segundo o Instituto Nacional Geográfico, foram registrados quase 400 tremores nos municípios de Mazo e Fuencaliente, no sul de Las Palmas desde o dia 11 de setembro de 2021.

O vulcão que tem provocado terror de populações e chamado a atenção de cientistas e órgãos responsáveis está localizado no Atlântico e está adormecido desde 1971. A preocupação veio depois que o mesmo apresentou um aumento rápido das atividades sísmicas nesses últimos dias.

Ameaça de tsunami no Brasil

Os rumores levantados de um possível tsunami atingindo à costa do Brasil caso o vulcão entre em erupção nas Ilhas Canárias existem, no entanto, oceanógrafos dizem que as chances são remotas, ou seja, existe a possibilidade e por isso as entidades responsáveis seguem no monitoramento, mas de modo geral, o risco é baixo.

A tensão brasileira começou depois que autoridades espanholas aumentaram o alerta de erupção para o nível amarelo, que na escala que vai até o nível quatro, representa o nível dois.

A notícia que tomou conta das redes sociais no Brasil nesta quinta-feira (16) é a que se o vulcão entrar em erupção, vai gerar um tsunami em todo o litoral com ondas de até 10 metros de altura, um risco mais elevado para a costa de Pernambuco.

Mauro Andrade, professor de oceanografia física da Universidade do Vale do Itajaí, ressaltou que "mesmo que o vulcão entre em erupção, não significa que causaria um tsunami".

Qual a chance real?

O especialista em oceanografia Carlos Teixeira, que é professor da Universidade Federal do Ceará ameniza a situação e diz que o alerta é um procedimento normal do governo espanhol, apenas para avisar que o vulcão está mais ativo. O Recife está a 4.450 quilômetros de distância de La Cumbre Vieja.

E completa "existem vários estudos que mostram que se tivesse uma erupção específica nessa ilha, poderia gerar um tsunami que chegaria até o Brasil, mas não é toda erupção que gera um tsunami".

O oceanógrafo João Thadeu Menezes bate o martelo e diz que a chance de um tsunami atingindo a costa brasileira caso o vulcão nas Ilhas Canárias entre em erupção é remota. Segundo o especialista, a costa do Brasil está em uma placa tectônica passiva, ou seja, o quão provável isso possa acontecer é questão de estatística.

A tensão se cria a partir do momento que ninguém consegue prever a magnitude do fenômeno, que depende do volume de massa que se colapsa do vulcão. Mas o que se sabe é que um fenômeno do tipo de tsunami atingindo o Brasil seria possível apenas se o colapso da estrutura da encosta fosse total.

Apesar da chance remota, tanto autoridades espanholas quanto autoridades brasileiras seguirão no monitoramento dos tremores e da erupção vulcânica caso ela venha a acontecer de fato.