Forte terremoto na China mata três pessoas e fere dezenas

Um intenso terremoto de magnitude 6.0 atingiu a província de Sichuan, na China, nesta quarta-feira (15). O tremor danificou centenas de edifícios, matou três pessoas e feriu outras dezenas. Milhares de pessoas atuam nos resgates.

Terremoto na China
Um terremoto de magnitude 6.0 danificou centenas de edifícios, matou três pessoas e feriu outras dezenas na província de Sichuan, na China. (imagens: anônimo/divulgação)

Na última quarta-feira (15), um terremoto de magnitude 6.0 foi registrado na província de Sichuan, localizada no sudoeste da China, às 4h33. O abalo sísmico foi muito intenso, danificando mais de 200 edifícios. Até o momento, três pessoas morreram e pelo menos 59 ficaram feridas.

Um segundo tremor de magnitude 2,8 ocorreu quase exatamente no mesmo ponto, apenas 22 minutos após o primeiro. As autoridades chinesas responderam ao evento rapidamente, convocando uma equipe combinada de mais de 4000 pessoas para trabalhar nos resgates. Cerca de 6900 residentes foram evacuados durante o dia para evitar outras casualidades.

Entre os danos causados pelo terremoto, 55 bombeiros foram mobilizados após 200 toneladas de álcool concentrado vazarem em uma indústria de bebidas alcoólicas. Mais de 170 recipientes de armazenamento foram danificados pelo abalo sísmico, mas a situação foi controlada antes de iniciar um incêndio.

Além disso, os serviços de trem em pelo menos 11 linhas ferroviárias foram suspensos enquanto os trilhos são inspecionados e reparados. A maior parte das escolas da região também suspendeu as aulas, incluindo os jardins de infância, até que não haja mais risco à segurança das crianças.

De acordo com a emissora estatal CCTV, a rede de alertas de terremotos conseguiu detectar o abalo e emitir alertas com antecedência para megacidades e centros populacionais, evitando desastres ainda maiores. Cidades próximas foram alertadas com intervalos de poucos segundos de diferença. O terremoto ocorreu a uma profundidade de 10 km, com o epicentro a 120 km de distância de Chongqing, que possui 30 milhões de habitantes em sua região metropolitana.

Qual foi a causa do terremoto chinês?

A bacia de Sichuan, em particular, é cercada por placas tectônicas sismicamente ativas. Sua borda noroeste permanece em choque com o planalto tibetano, fazendo com que toda a região seja atingida por terremotos de maneira frequente e, por vezes, letal.

Desde o terremoto de magnitude 8 que atingiu Wenchuan em 2008, matando quase 90 mil pessoas, a China tem investido muito em sistemas de detecção e alerta precoce de terremotos que aparentemente têm funcionado de maneira satisfatória.

Ainda assim, a melhor maneira de se prever um fenômeno é entender sua natureza. Neste sentido, alguns estudos chineses sugerem que há uma correlação entre o aumento da atividade sísmica e a mineração, já que há grandes áreas de fraturamento hidráulico e exploração de petróleo e gás xisto na região. Geólogos reforçaram a necessidade de investir em estudos mais aprofundados, pois até o momento os resultados foram inconclusivos.

No momento, está vigente um alerta emitido ao meio-dia desta quarta-feira, sobre a possibilidade de uma nova atividade sísmica se formar no local nas próximas 72 horas. Por isso, moradores e equipes de resgate permanecem atentos até este sábado (18).