Risco vulcânico nas Ilhas Canárias: quase 400 tremores em 72 horas

Um forte enxame de terremotos começou no último sábado sob a área do vulcão La Cumbre Vieja, no sul da ilha de La Palma. A série sísmica continuou nesta segunda-feira, onde um total de 392 terremotos foram registrados até agora.

Tremores na Espanha
Vulcões de Cumbre Vieja, La Palma.

O Instituto Nacional Geográfico detectou desde o início dos terremotos, no dia 11 de setembro às 3h18 UTC, até hoje, segunda-feira 13, às 13h58 UTC, um total de 397 tremores nos municípios de Mazo e Fuencaliente, ao sul da Ilha La Palma.

Os terremotos estão localizados em profundidades que variam entre 8 e 13 quilômetros.

A magnitude desses terremotos tem aumentado progressivamente, sua intensidade, em escala regional mbLg, passou de 2 e 2,9 mbLg para mais de 3 mbLg nas últimas horas. Até agora, o evento mais forte abalou a ilha na manhã passada por volta das 00h46 com uma intensidade máxima de 3,4 mbLg. Isso foi sentido pelos residentes próximos.

Antecedentes

O vulcão La Cumbre Vieja, um vulcão escudo de 2.426 metros de altitude, está localizado ao sul da ilha de La Palma. Este vulcão entrou em erupção pela última vez em 1971 e é considerado um dos vulcões mais ativos das Ilhas Canárias.

Esta área da ilha sofreu até nove séries sísmicas com características semelhantes às atuais desde outubro de 2017. Cabe esclarecer que este tipo de evento está dentro da normalidade e não apresenta qualquer risco para a população.

Imagem atual dos terremotos ao sul de La Palma: magnitude amarela inferior a 2 mbLg, laranja entre 2 e 3 mbLg e azul no último tremor. Instituto Geográfico Nacional.

Sem ir mais longe, em junho passado ocorreram mais de 80 terremotos de menos de 2,5 mbLg na mesma área e com características semelhantes às atuais, apesar de os terremotos terem ocorrido em profundidades maiores, entre 18 e 34 km. Este último episódio, iniciado no último sábado, 11, tem sido o mais intenso, tanto em termos do número de sismos localizados como da sua magnitude.

Situação atual

A superficialidade desses novos terremotos sugere magma infiltrando-se em um reservatório abaixo do vulcão. Embora terremotos semelhantes também tenham ocorrido no passado, estes são mais profundos, o que poderia indicar que o magma agora está mais alto nos sistemas de armazenamento subterrâneo do vulcão. Além disso, o monitoramento geoquímico de gases vulcânicos destacou que os dados registrados de emissão de Hélio-3 confirmam o grande caráter magmático desse processo, e indicam que é o maior dado observado nos últimos 30 anos.

A população deve ficar atenta às informações prestadas pelas autoridades de Proteção Civil.

É por esta razão que o Ministério da Administração Pública, Justiça e Segurança do Governo das Canárias convocou hoje a Comissão Científica do Plano Especial de Protecção Civil e Atenção às Emergências de Risco Vulcânico (PEVOLCA) para avaliar a situação, concordando em ativar este Plano em uma situação de Alerta para Fuencaliente, Los Llanos de Aridane, El Paso e Mazo e a mudança do sinal verde para amarelo para estes municípios.

No patamar atual, a atividade não acarreta aumento de risco para a população.

PEVOLCA estabelece um sinal vulcânico como sistema de alerta à população baseado em quatro cores dependendo do risco. No nível amarelo, são intensificadas as informações à população, as medidas de vigilância e monitoramento da atividade vulcânica e sísmica, não estando descartada a possibilidade de que a atividade sísmica sentida nos próximos dias.