Forte terremoto abala o México e provoca ao menos uma morte

Mais um setembro inesquecível para os mexicanos: terremoto de magnitude 7 na escala Richter atinge o México, provoca prejuízos e deixa ao menos uma pessoa morta. O forte abalo sísmico atingiu o centro e sudeste do país nesta última terça-feira.

terremoto
Terremoto de magnitude 7 atingiu México nesta última terça-feira.

A última terça-feira (07/09) foi marcada por um forte terremoto que atingiu o México. Áreas do centro e sudeste mexicano sofreram com danos durante o sismo de magnitude 7 na Escala Richter que mede a intensidade dos tremores.

Milhares de pessoas deixaram suas casas e prédios após o tremor ter ativado um alerta sísmico na cidade do México por volta das 20h47min em horário local (22h47min de Brasília), mas na capital não houve relatos imediatos de danos graves segundo a prefeita Claudia Sheinbaum.

O epicentro ocorreu muito próximo ao Balneário de Acapulco de acordo com o Serviço Sismológico Nacional. Houve danos a prédios e deslizamentos de terra que bloquearam estradas, além disso, autoridades confirmaram ao menos uma morte por conta do terremoto, onde um homem morreu após ser atingido por um poste de energia elétrica no município de Coyuca de Benítez no estado de Guerrero.

O que dizem as autoridades

Héctor Astudillo, governador de Guerrero, aonde foi registrada a morte de um homem, relata que o terremoto foi forte, que os abalos sísmicos foram sentidos e que as pessoas estão bastante alarmadas.

De acordo com o Instituto Sismológico Nacional do México, alguns tremores secundários, de magnitude 4 a 5, também foram registrados. O Centro de Alerta contra Tsunamis da Marinha informou que não há risco para um tsunami na região costeira.

Apesar dos pequenos danos e de principalmente as autoridades responsáveis terem negado um risco para tsunami após o terremoto desta terça-feira, os habitantes da Cidade do México ficaram tensos após os tremores.

Hotel do seriado Chaves foi atingido

O forte terremoto com epicentro próximo ao Balneário de Acapulco acabou provocando danos na entrada do inesquecível hotel mostrado no seriado Chaves quando toda a vila fez uma viagem até Acapulco.

hotel
Marquise do Hotel Emporio em Acapulco cai e atinge carros com terremoto. Foto: RoblesPhotoMX

Com os tremores, a marquise do Hotel Emporio, desabou e atingiu alguns veículos que estavam estacionados no local, deixando hóspedes assustados e com medo do prédio desabar.

Mais um setembro pra história dos mexicanos

Muitos ainda guardam na memória o trágico sismo em 19 de setembro de 2017 que deixou 369 mortos no país, sendo a maioria na capital mexicana. Vale lembrar ainda outro terremoto que aconteceu em setembro de 1985 que provocou mais de 10 mil mortes.

Yesmin Rizk, de 70 anos lembra do terremoto de 1985 e relata "Foi terrível, realmente vem na memória quando algo assim acontece".

terremoto
Pessoas fora de suas casas, na chuva e no escuro, após terremoto no México — Foto: Luis Cortes/Reuters

Desta vez, comparado aos terremotos de 2017 e 1985, o número de mortes foi baixo, os estragos provocados não foram tão prejudiciais, mas ainda assim, foi suficiente para marcar mais um mês de setembro dos mexicanos.

Moradores do bairro Roma Sur, na Cidade do México, ficaram sem energia elétrica e se viram obrigados a deixar suas casas apenas de pijamas com medo dos tremores. Ficaram na chuva, com crianças e animais de estimação, com medo de retornarem para suas casas no escuro.