Trombas d'água simultâneas e chuva torrenciais atingem ilha da Espanha

As previsões cumpriram-se e chuvas torrenciais descarregaram com muita força em pontos das Baleares, e sobretudo em Maiorca, na Espanha, onde também foram avistadas várias trombas d'água simultâneas. Todas as informações e imagens aqui.

As previsões cumpriram-se e tempestades descarregaram com muita força em pontos das Baleares, sobretudo no leste de Maiorca, na Espanha. Graças à passagem de uma depressão sobre o Mediterrâneo quente e à convergência dos ventos, as nuvens cresceram rapidamente, deixando pelo caminho chuvas torrenciais.

De Cala Figuera, no município de Santanyí, até cinco "caps de fibló" simultâneos (este é o nome dado nas ilhas às trombas d'água) foram avistados ao largo da costa, quando a chuva caía com força. São imagens surpreendentes e que ficarão na memória.

Os redemoinhos também atraíram a atenção de muitas pessoas que estavam noutras partes de Santanyí ou desfrutando o mar. E não admira: não é todos os dias que se vê semelhante espetáculo natural. Infelizmente, as chuvas torrenciais também causaram danos materiais significativos no leste de Maiorca.

Em Felanitx foram acumulados mais de 80 mm em apenas uma hora (mais de 135 no dia), segundo dados da Balears Meteo e AEMET. Além disso, com rajadas de vento intensas. O radar mostrava que este núcleo tempestuoso apresentava um certo grau de organização, além de um avanço lento.

Face a estas intensidades, ocorreram inundações repentinas nesta área da ilha, com inundações nos edifícios e na via pública, pelo que os serviços de emergência tiveram de atender a vários incidentes. Felizmente, não há relatos de feridos ou mortos.

Segundo o nosso modelo de referência, o ECMWF, as instabilidades continuam se neste fim de semana nas Baleares e na Catalunha, o que também afetará outras áreas do leste da Península Ibérica. A partir daí, as altas pressões irão se instalar sobre as Ilhas Britânicas, embora pareça que não por muito tempo.