Teorias da conspiração vs. ciência: uma briga na qual a razão sempre perde

Não há como anular a crença em teorias da conspiração. Isso é indicado pela análise de 25 pesquisas que avaliaram metodologias para refutar crenças em confabulações sem qualquer respaldo.

Teorias de conspiração
Celebridades reptilianas, lojas satânicas de políticos pedófilos, terraplanistas e Bill Gates querendo despovoar o planeta. Teorias malucas que muitos levam a sério.
  • Bill Gates propõe "reduzir" a população por meio de vacinação forçada
  • Com as vacinas COVID somos inoculados com grafeno (ou um microchip)
  • O pouso na lua foi encenado. O homem nunca pisou na lua
  • A Terra é plana
  • O terremoto na Turquia foi causado pelo HAARP (que também controla o clima de acordo com alguns)
  • A tecnologia 5G é a verdadeira propagadora do COVID 19
  • Elvis está vivo

Desde os julgamentos de Salem até a alegação de que fomos injetados com chips nanobots, rastreadores ou metais com vacinas COVID, as teorias da conspiração fazem parte da história humana.

Bruxas de Salém
Elizabeth Johnson Jr. foi perdoada mais de 300 anos depois de ser executada aos 22 anos, em um episódio de histeria em massa que levou a prisões em massa, dezenas de condenações e cerca de vinte execuções conhecidas como "os julgamentos de Salem".

É que a ideia de que o mundo está sob o controle de poderosos pedófilos satânicos (propagada por QAnon, uma teoria da extrema direita americana), ou de pessoas-lagarto sob a pele de políticos ou celebridades proeminentes (“Reptilianos”, teoria estabelecida por David Icke, ex-jogador de futebol inglês e comentarista esportivo, negacionista do Holocausto), ou que Bill Gates "criou o vírus, tem a patente e quer reduzir a população mundial", pode nos fazer rir e nos perguntar quem pode acreditar em tal ridículo.

A psicologia encontrou uma variedade de fatores que explicam esse fenômeno, desde problemas emocionais até processos básicos de percepção e aplicação da lógica.

A psique de um teórico da conspiração

Uma pesquisa da Universidade Emory, em Atlanta, sobre pessoas que tendem a acreditar em conspirações, liderada por Scott Lilienfeld -líder mundial em prática baseada em evidências em psicologia-, definiu os perfis de personalidade mais comuns entre eles: aquele que se considera um "paladino da justiça, ansioso por expor as mentiras com que os poderosos subjugam os iludidos; ou aquele que não se sente no controle de sua vida, constantemente submetido a situações de estresse ou angústia, ou alguém com pouca formação que superestima sua competência intelectual combinando ignorância com excesso de confiança são alguns dos perfis favoráveis para que crenças sem fundamento sejam plantadas.

Efeito Dunning Kruger
O efeito Dunning-Kruger ocorre quando uma pessoa superestima sua habilidade ou conhecimento. Alguns o descrevem como o fenômeno de "como os ignorantes acreditam que são mais espertos".

Em outro estudo realizado pela Universidade Vrije, em Amsterdã, descobriu-se que, embora a pareidolia (um fenômeno psicológico pelo qual reconhecemos formas familiares como um rosto nas nuvens) seja característica do cérebro humano, ela é maior entre os crentes no teorias da conspiração, aumentando a chance de encontrar conexões forçadas entre os eventos.

Como combatê-las?

Muitas dessas teorias são inofensivas, como a de Nibiru, ou planeta X, que deveria ter colidido com a Terra em datas que mudam conforme a profecia não se cumpre; mas outras podem causar danos à saúde das pessoas ou gerar comportamentos antissociais, como a baseada no fato de que o COVID 19 é transmitido por meio de antenas de tecnologia 5G.

Teorias conspiratórias
A conspiranoia refere-se à tendência obsessiva de interpretar certos eventos como resultado de uma conspiração originada em grupos de poder ou por um grupo de pessoas influentes.

As teorias da conspiração são difíceis de desacreditar porque qualquer um que tente desafiá-las é considerado parte da conspiração. Fontes de dados oficiais tornam-se instrumentos do mal, estudos ou investigações científicas revisadas por pares são completamente descartadas e substituídas por dados de origem duvidosa, blogs de formadores de opinião desconhecidos, com informações fornecidas por lobos solitários em busca da “verdade”. A primeira coisa que dizem é "as corporações te pagam", ou "era lógico que você disse isso: você faz parte delas”, usando a velha falácia "ad hominem", que ataca a pessoa e não o argumento, como o arma principal.

A conclusão de uma revisão que analisou 25 estudos avaliando diferentes métodos de lidar com teorias da conspiração infundadas envolvendo a crença de que algo está sendo ativamente encoberto para um propósito nefasto, indica que a maioria dos métodos de desmascarar a crença em teorias da conspiração praticamente não tem efeito e aqueles que funcionam não são práticos.

Simplesmente alguns métodos tradicionais, como apresentar contra-argumentos racionais, ridicularizar as teorias da conspiração ou rotulá-las como tal, são ineficazes para combatê-las ou até mesmo aumentar ligeiramente as crenças da conspiração. Métodos que estimulam o pensamento crítico das pessoas antes de serem expostas a teorias da conspiração tiveram menos efeito.

"O problema da humanidade é que os estúpidos têm certeza de tudo e os inteligentes estão cheios de dúvidas". Bertrand Russel

Mas, como uma ironia da ciência ante os 'antivacinas', o que funcionou melhor foi a "injeção informativa" (prebunking), um método de dizer às pessoas por que uma teoria da conspiração não é verdadeira antes de se expor a ela.

No entanto, "inocular" as pessoas antes que elas sejam expostas a teorias da conspiração é impraticável e insustentável, dado o tempo que o processo de "inoculação" pode levar e o número de novas teorias da conspiração surgindo. O mais prático é tentar contrariar ou reduzir a propagação de uma teoria da conspiração desde o seu início, o que pode ser suficiente para limitar o crescimento desta… mas devemos considerar que -devido à natureza humana-, viveremos com essas teorias malucas pelo menos até que os reptilianos revelem sua verdadeira identidade.