Temporal provoca inundação na cidade Franca em São Paulo

Na última quarta-feira (20) por volta do meio da tarde, córregos transbordaram e inundaram ruas e avenidas depois de forte temporal na cidade de Franca no estado de São Paulo. As imagens são impressionantes, com carros sendo arrastados pela enxurrada.

youtube video id=tCk7sc5QO6g

Neste mês de Fevereiro as chuvas de verão estão sendo bastante frequentes, trazendo um cenário bastante diferente ao que foi observado em Janeiro, com pouca chuva e temperaturas extremamente elevadas em boa parte do país. Mesmo trazendo alívio ao calorão e garantindo o volume dos reservatórios e o fornecimento de energia, as chuvas de verão, geralmente bastante intensas na parte da tarde, proporcionam transtornos para as cidades.

Ontem a tarde não foi diferente. Muitas áreas no Centro-Oeste e do Sudeste receberam chuvas intensas e volumosas. No entanto, o destaque ficou para cidade de Franca, no norte do estado de São Paulo. Após a forte chuva que começou por voltas das 15h45min, o nível dos córregos subiu e inundou ruas e avenidas em praticamente toda a cidade. As imagens mostram carros e mostos sendo arrastados pela enxurrada. Felizmente não houve registro de vítimas fatais ou de feridos. Segundo a estação do Inmet, a chuva acumulou 60,6mm em 4 horas.

Previsão do tempo

A previsão até o sábado (23) é de que as pancadas ainda ocorram na parte da tarde, porém de forma mais isolada. No entanto, podem ocorrer com forte intensidade, acompanhadas com ventos intensos. No domingo (24) e na segunda-feira (25), não há risco para temporais, porém a partir da terça-feira (26), uma frente fria chega ao estado de São Paulo e o risco de temporais e chuvas volumosas retorna para a região.