Temporais causam desabamentos no RJ e enxurradas na BA nesta segunda, 2; veja imagens

Fortes temporais nesta segunda-feira provocaram o desabamento de casas no Rio de Janeiro, deixando uma vítima e feridos. Já na Bahia, as enxurradas arrastaram um homem, mas que foi resgatado. Veja aqui mais informações e imagens.

Imagens mostram um idoso sendo levado pela força da água na Bahia. Crédito: Reprodução/Redes Sociais.
Imagens mostram um idoso sendo levado pela força da água na Bahia. Crédito: Reprodução/Redes Sociais.

Entre o domingo (1º de fevereiro) e a madrugada desta segunda-feira (2), fortes temporais atingiram os estados do Rio de Janeiro e da Bahia, causando vários transtornos em áreas urbanas e rurais, especialmente em regiões já impactadas pelas chuvas recentes.

Na capital carioca, casas desabaram na madrugada desta segunda-feira (2) e deixaram uma vítima e também feridos. Já em Vitória da Conquista, no interior da Bahia, uma forte enxurrada no domingo (1º) arrastou um homem, mas que conseguiu ser socorrido. Veja abaixo mais detalhes dos casos.

Casas desabam no Rio e deixam uma vítima

Duas casas de dois pavimentos desabaram na madrugada desta segunda-feira (2) em uma localidade conhecida como Favela do Metrô, no bairro do Maracanã, Zona Norte do Rio de Janeiro.

Segundo os bombeiros, as estruturas colapsaram em efeito “panqueca”, quando os andares caem um sobre o outro, o que dificulta o trabalho de busca e aumenta o risco para as vítimas.

Bombeiros atuando no resgate dos feridos. Crédito: Corpo de Bombeiros do RJ.
Bombeiros atuando no resgate dos feridos. Crédito: Corpo de Bombeiros do RJ.

Uma mulher de 40 anos ficou soterrada por cerca de cinco horas sob os escombros junto com a filha, de 7 anos; a filha foi resgatada com vida e encaminhada para atendimento médico, mas a mãe veio a óbito.

O desabamento das estruturas também deixou outras 8 pessoas feridas, mas apenas uma adolescente, de 14 anos, foi encaminhada ao hospital, mas passa bem.

Abaixo, o vídeo dos bombeiros atuando no resgate dos demais feridos já na manhã desta segunda-feira (2):

Moradores da região relataram que, por volta de 1h30, acordaram com o estrondo das casas ruindo. Segundo o Corpo de Bombeiros, cerca de 50 militares de 7 quartéis atuaram no resgate dos demais feridos.

Embora o gatilho para o desabamento tenha sido as fortes chuvas, informações dizem que a causa raiz é estrutural: as edificações construídas no limite do risco, sem fiscalização e em condições precárias no local.

Enxurrada leva homem na BA

Fortes chuvas também provocaram transtornos em Vitória da Conquista, município no sudoeste baiano. Ruas ficaram alagadas e uma enxurrada arrastou um homem idoso.

O caso aconteceu na Avenida Ascendino Melo e foi registrado em um vídeo (abaixo). Nas imagens, é possível ver o homem sendo puxado pela força da água, mas ele conseguiu escapar e se sentar em uma calçada.

De acordo com a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Defesa Civil, o município atendeu quatro ocorrências emergenciais por causa do forte temporal.

Entre os atendimentos realizados, houve desobstrução de um bueiro no Centro da cidade e vistorias em três residências alagadas no bairro Alto Maron. Ao todo, sete pessoas foram atendidas, mas nenhuma precisou ser desalojada.

Referências da notícia

Mãe morre em desabamento de casa no Maracanã; filha de 7 anos é resgatada após horas soterrada. 02 de fevereiro, 2026. Lucas Madureira, Felipe Basilio e Isabelle Gandolphi/G1 Rio e TV Globo.

VÍDEO: Homem é arrastado por enxurrada durante temporal no sudoeste da Bahia. 02 de fevereiro, 2026. Redação G1 BA e TV Sudoeste.