Tempestades severas, incêndios e mortes nos Estados Unidos

Nos últimos dias, o extremo oeste e leste dos Estados Unidos passou por condições ameaçadoras à vida. Na Califórnia, os ventos Santa Ana ajudaram a espalhar os vários focos de incêndios florestais. Já em parte da costa leste, tempestades severas varreram muitos Estados.

Tempestades e incêndios florestais atingiram os EUA nos últimos dias.

Enquanto parte da costa oeste dos Estados Unidos estava sentindo os efeitos dos incêndios florestais na região da Califórnia, o leste do país foi surpreendido por um surto de mau tempo que afetou vários Estados durante o feriado de Halloween, no fim de outubro. As tempestades severas interromperam os planos do Halloween para milhões de pessoas na última quinta-feira (31), quando uma frente fria forte varreu o leste derrubando árvores, linhas de energia e provocando inundações repentinas.

A intensa linha de trovoadas deixou cerca de 860 mil clientes sem energia elétrica em 14 Estados. Segundo a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), só no dia 31 de outubro, houveram 509 casos de ventos fortes reportados e a ocorrência de 6 eventos tornádicos. Perto da fronteira com o Canadá, 900 mil clientes da Hydro-Quebec também ficaram sem energia.

Além dos ventos fortes, as chuvas intensas provocaram o fechamento de estradas e deslizamentos de terra em áreas do centro e do norte do Estado de Nova Iorque. O governador de Nova Iorque emitiu estado de emergência para 11 municípios devido aos estragos causados pela tempestade.

Apesar dos impactos em muitas localidades, os casos mais graves foram a morte de duas pessoas atribuídas ao mau tempo. Um homem morreu quando uma árvore caiu em seu carro no Tenessee. A segunda morte foi de um padre de 82 anos quando seu carro foi levado por inundações no Estado de Nova Iorque. Também em Nova Iorque, o campeonato nacional de luge (esporte olímpico de inverno) foi cancelado em função das condições do tempo.

Incêndios na costa oeste x tempestade severa na costa leste

Os incêndios que assolaram a costa oeste, estiveram dentro do mesmo contexto de padrão de tempo que gerou tempestades severas na costa leste. Um forte desvio para o sul da corrente de jato se estabeleceu entre as Montanhas Rochosas e as Grandes Planícies. Essa é uma configuração clássica para sistemas de alta pressão no Ocidente. Logo, isso favoreceu o posicionamento de um anticiclone na região das Rochosas, de modo que o giro horário da alta induziu a descida dos ventos em direção a costa da Califórnia.

Conhecidos também como "ventos do diabo", os ventos Santa Ana que descem as Montanhas Rochosas na região da Califórnia ocorrem com maior frequência no outono do Hemisfério Norte. Entretanto, podem acontecer em outras épocas do ano. Ao mesmo tempo que esses ventos ocorriam no oeste do anticiclone nos últimos dias, na parte leste do mesmo, o ar gelado de norte mergulhou no centro-leste dos EUA, empurrando a forte frente fria responsável pelas tempestades.