Tempestade de poeira causa alerta de saúde no leste da Austrália

Nos últimos dias, Sydney e toda parte leste do estado de Nova Gales do Sul foram atingidos por uma enorme tempestade de poeira que chegou a 500 km de comprimento. Apesar da tempestade ter passado, os alertas de perigo a saúde devido a má qualidade do ar permanecem e as consequências da inalação dessas partículas podem durar vários dias.

A cidade de Broken Hill, em Nova Gales do Sul (Austrália), foi uma das primeiras a ser atingida pela tempestade de poeira. Crédito: MATT WHITELUM/BBC.com

Entre quarta (21) e quinta-feira (22) desta semana, uma enorme tempestade de poeira atingiu Sydney e toda parte leste do estado de Nova Gales do Sul, Austrália. A nuvem de poeira suspensa chegou a 500 km de comprimento e alertas de de perigo a saúde devido a má qualidade do ar são ainda mantidos em Sydney.

Uma tempestade de poeira é causada quando os ventos são fortes o suficiente para retirar a poeira e areia da superfície e levantá-las. As partículas em suspensão podem chegar a 4,5 km de altura e se movem de acordo com o sistema de ventos atuante. Nos últimos dias, um ciclone extratropical atuava sobre a costa sul e seus ventos foram intensificados por outra área de baixa pressão sobre a Austrália (cavado), provocando ventos de 90 km/h.

No interior da Austrália, pequenas tempestades de poeira não são raras. Porém, a tempestade que atingiu Sydney ontem foge do comum por seu tamanho e força. Esse evento se assemelha apenas a uma tempestade de poeira que afetou Sydney em Setembro de 2009. Em 2009 a nuvem de poeira chegou a 500 km de largura e 1000 km de comprimento.

As condições atmosféricas que geraram a tempestade de poeira também causaram uma série de eventos extremos em todo o continente. O leste do estado de Nova Gales do Sul teve alertas de incêndios por tempo seco. Mais ao sul, a região dos Alpes Australianos, no estado de Vitória, experimentou nevascas pelo ar frio trazido pela frente fria associada ao ciclone.

A qualidade do ar ainda é crítica

O pior da tempestade de poeira já passou, mas suas consequência deixam Sydney em estado de alerta. A qualidade do ar ainda é classificada pelos órgãos de saúde como perigosa à saúde humana, especialmente para pessoas que apresentam problemas de coração, pulmão e idosos. Também existe uma recomendação para que a população permaneça abrigada, usem ar condicionado e evitem exercício ao ar livre. Os sintomas causados por essas partículas podem permanecer por vários dias após sua inalação.

Apenas ontem, quinta-feira (22), foram registradas 130 ligações para emergência médicas devido a dificuldades de respiração. Além disso, voos tiveram que ser redirecionados e alarmes de fumaça foram disparados acidentalmente por toda cidade. Após 9 anos, a cidade de Sydney experimenta novamente os ares pós-apocalípticos do evento de 2009, que serviu de inspiração para o filme Blade Runner 2049 (2017).