Tempestade causa alagamentos e destrói edifícios em Manaus

Chuva forte está atingindo Manaus desde o início da manhã de segunda-feira (03), causando alagamentos, destruindo edifícios e paralisando a vacinação contra COVID-19 em parte da capital.

Alagamentos em Manaus em Maio de 2021
Tempestades atingem Manaus desde o início da manhã de segunda-feira (03), causando alagamentos e destruindo edifícios. (imagens: Divulgação/William Duarte/Jucélio Paiva)

Tempestades severas atingiram a cidade de Manaus, no Amazonas, ao longo desta segunda-feira (03) causando alagamentos, destruindo edifícios da capital e paralisando parte da campanha de vacinação contra COVID-19.

Ao menos três pessoas ficaram feridas quando a chuva devastou um abrigo onde se localizavam imigrantes venezuelanos e haitianos. A força da água tombou um muro e arrastou as tendas montadas no terreno. Muitas das pessoas no local perderam documentos e pertences, o que torna sua situação de imigração crítica. Equipamentos e computadores da administração também foram levados pela enxurrada.

No edifício onde se encontra a Secretaria da Educação, as águas invadiram o estacionamento e danificaram carros estacionados no local. No corredor do Mindu, foi registrado ponto intransitável de alagamento e várias lojas foram invadidas pela água.

Houve ainda interdição da Rua dos Barés, no centro da cidade, por conta do avanço no nível das águas na via. Agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) estão fazendo rondas para constatar pontos de alagamento e dificuldade de fluxo de veículos.

A prefeitura de Manaus também anunciou a suspensão da campanha de vacinação contra a COVID-19 no posto do Balneário do Sesc, localizado na zona Oeste de Manaus. O igarapé localizado nos arredores do local transbordou e causou alagamentos.

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) está orientando as pessoas que haviam agendado a segunda dose da vacina para que se dirigirem a qualquer outro posto de vacinação. A campanha no local deve ser retomada já nesta terça-feira (04), assim que o alagamento retroceder.

Alagamentos em Manaus em Maio de 2021 2
Radar meteorológico de Manaus registrou focos de chuva moderada atingindo a região ao longo de toda a segunda-feira (03)..

Parte dos equipamentos de medição meteorológica do Estado permanecem inativos. Ainda assim, o pluviômetro do CEMADEN localizado em Cidade de Deus registrou 13 mm de chuva, e a estação hidrológica de Manaus 15 mm. A Estação meteorológica do INMET de Manaus também registrou 28,6 mm nas últimas 24h.

A chuva foi causada pela instabilidade atmosférica na região, e as previsões indicam que episódios de chuva intensa continuarão ocorrendo entre o nordeste do Amazonas, centro-sul de Roraima e do Amapá e norte do Pará. Há possibilidade de pancadas isoladas formarem acumulados superiores a 50 mm ao longo desta semana.

As Bacias hidrográficas da região estão entrando em período de máxima precipitação e as cheias devem chegar antecipadas este ano, devido aos altos níveis de chuva acumulada que vem sendo registrados desde o início de 2021. Previsões indicam que os acumulados continuarão se mantendo acima da média nos próximos meses.