"Starbase": a grande cidade que será construída por Elon Musk no Texas

O bilionário Elon Musk planeja construir uma nova e grande cidade. A chamada "Starbase" se localizará no Texas e terá como um de seus objetivos expandir o centro de operações espaciais que já funciona neste Estado americano.

Starbase Tesla Stalink Elon Musk
Elon Musk planeja construir a grande cidade "Starbase", ao redor das instalações da Tesla e da Starlink que existem em Boca Chica, no Texas. Imagem: captura de vídeo de Tech Archives.

O físico, empresário e inventor sul-africano Elon Musk, naturalizado canadiano e norte-americano, nunca fica de braços cruzados e, apesar de ser um magnata (sua fortuna atual é superior a 161.000 milhões de dólares), cada novo projeto seu supera um anterior, com uma exibição de tecnologias tão espetaculares que parecem filmes de ficção científica.

Boca Chica Village Spacex Texas
Local de lançamento orbital da SpaceX, em Boca Chica Village, no Texas.

Agora, a nova ideia do CEO da SpaceX e da Tesla Motors, presidente da SolarCity e co-presidente da OpenAI, é a de construir uma grande cidade em torno das instalações que têm no Texas, a qual chamará de "Starbase", ou "Base Estelar" em tradução livre. Nela, irá alojar as instalações da Tesla e da Starlink (esta última faz parte da SpaceX, mas a intenção é torná-la uma empresa independente).

Elon Musk normalmente usa o Twitter para comunicar sobre o progresso de seus projetos e, por vezes, também publica algumas mensagens difíceis de decifrar; às vezes não temos a certeza se é uma utopia ou o verdadeiro início de um novo desafio que ele está prestes a realizar. Há algum tempo, ele publicou na sua rede social: "Criando a cidade de Starbase, Texas", e, mais tarde, acrescentou outro Tweet que dizia. "Dali para Marte e de lá para as estrelas".

Aparentemente, a intenção é incluir as instalações da SpaceX existentes e também uma nova fábrica da Tesla em Boca Chica, uma área na parte oriental de uma península do condado de Cameron, no extremo sul do Texas, ao longo da costa do Golfo. Este é o atual local de lançamento dos seus foguetes Starship, com os quais planeja chegar ao espaço, levando seres humanos primeiro para a Lua e depois para Marte.

Os prós e contras de construir a "Starbase"

Em 2014, no Texas, a SpaceX propôs a construção de uma base de lançamento de foguetes nas margens de Boca Chica Village, uma cidade que muitos descreviam como "fantasma" e praticamente esquecida. Ali, eram vistas casas abandonadas contrastando com outras belas construções na mesma rua. A jornada não foi fácil mas, em 2019, a SpaceX conseguiu iniciar ali os planos de teste dos diferentes protótipos das suas naves espaciais revolucionárias.

Starbase Boca Chica Texas
Imagem da área onde está localizado atualmente o centro de operações espaciais de Elon Musk, em Boca Chica, no Texas. Créditos: Google Earth

Com a chegada da SpaceX à Boca Chica Village, houve sinais claros de crescimento na cidade, mas, nem tudo foi maravilhoso para os moradores da região, pois, em muitos casos, eles foram obrigados a mudar alguns hábitos no seu modo de vida. Enquanto a maioria das propriedades próximas à plataforma de lançamento foram compradas pela empresa, aqueles que não aceitaram vender suas casas não tiveram outra escolha senão adaptar-se, entre outras coisas, às evacuações por razões de segurança em cada vez que se realizava um novo lançamento na área.

Starbase Spacex Boca Chica Texas Starlink Tesla
Local atual de lançamento de foguetes da SpaceX, no sul do Texas, em Boca Chica.

Musk não pensa apenas na expansão e no desenvolvimento de suas empresas naquele local, mas também no beneficiamento da sua futura grande cidade "Starbase", por exemplo, com um bom serviço público de água potável que a área ainda não tem e o desenvolvimento de uma fábrica de gás natural para gerar energia.

Embora a criação da "Starbase" seja uma possibilidade clara e viável e que possa ser realizada nos próximos anos, Elon deverá primeiro apresentar um pedido formal às autoridades locais (entre outros requisitos legais a cumprir) antes de iniciar este ambicioso projeto.

O escolhido é Texas

Musk planeja construir uma segunda plataforma de aterrissagem, outra rampa de lançamento orbital adicional com as suas torres de integração, um stand para testes estruturais do sistema Starship-Super Heavy, construir novas "quintas de tanques" e expandir as existentes, na sua grande cidade "Starbase", no Texas.

Elon mostra estar determinado a fazer do Texas a sua principal base de operações, tanto que até se mudou para lá com a sua família no final de 2020. Transferir também todas as suas operações para lá seria o ideal, devido ao fácil acesso aos recursos naturais e aos possíveis incentivos estatais e locais. A proximidade desta nova cidade à costa do Golfo dos Estados Unidos a torna um local ideal para o desenvolvimento e lançamento de seus foguetes.

Texas parece ser o local escolhido para o desenvolvimento das empresas de Elon Musk: para o centro de testes de lançamento de foguetes em Boca Chica que se transformará na "Starbase", para outra instalação de testes de foguetes na cidade de McGregor e para construir uma mega fábrica de produtos Starlink em Austin, a capital do Estado do Texas.