Navio explorador Endurance é encontrado na Antártica após 107 anos

O navio Endurance, do explorador britânico Sir Ernest Shackleton, foi finalmente localizado nas profundezas do Mar de Weddell, próximo ao continente antártico, a exatos 100 anos após sua morte. Endurance foi encontrado em condições quase idênticas ao dia que afundou!

Endurance
Imagem tirada pela equipe da Expedição Endurance22 que encontrou o navio Endurance no Mar de Weddell no último final de semana. Imagem: Endurance22.

Após 107 anos, o navio Endurance finalmente foi encontrado no último final de semana por um time de cientistas que participaram da Expedição Endurance22. O navio de Sir Ernest Shackleton está nas profundezas do Mar de Weddell, na Antártica, onde ele afundou em 1915!

A expedição Endurance22 atingiu seu objetivo. Fizemos história polar com a descoberta do Endurance e concluímos com sucesso a busca do naufrágio mais desafiador do mundo - Dr John Shears, Líder da Expedição

A Expedição Endurance22 partiu da Cidade do Cabo, África do Sul, em fevereiro deste ano com um time composto por arqueologistas marinhos, engenheiros, técnicos e cientistas. A equipe foi a bordo do navio de pesquisa e logística polar da África do Sul S.A. Agulhas II, um dos maiores e mais modernos navios de pesquisa polar do mundo, sob o comando do Capitão Knowledge Bengu.

O principal objetivo da expedição era localizar, pesquisar e filmar os destroços do navio Endurance, que foi esmagado pelo gelo e afundou no Mar de Weddell em 1915. Para isso, o time de pesquisadores contou com a ajuda de veículos de busca subaquáticos híbridos para investigar a área de busca.

A expedição concluiu seu objetivo com sucesso ao localizar o náufrago no Mar de Weddell a uma profundidade de 3 008 metros, dentro da área de busca definida pela equipe, a aproximadamente 6,4 km ao sul da posição originalmente registrada pelo Capitão Worsley, antigo capitão de Endurance. Os vídeos feitos mostram que Endurance está em condições notáveis, mesmo estando a 3 km embaixo d'água há mais de um século!

Além de encontrar o navio Endurance, a expedição também realizou importantes pesquisas científicas num dos lugares mais difíceis do planeta. Sob a liderança do Dr. Lasse Rabenstein, cientista-chefe da Endurance22, uma equipe de cientistas de instituições de pesquisa de vários países conduziu centenas de horas de estudos relacionados às mudanças climáticas durante a expedição.

A história de Endurance

Sir Ernest Shackleton, um explorador polar envolvido em várias expedições britânicas, tinha a ambição de conseguir a primeira travessia terrestre do continente antártico partindo do Mar de Weddell, passando pelo Pólo Sul e chegando ao Mar de Ross. Para realizar esse feito, ele embarcou na Expedição Transantártica Imperial de Shackleton a bordo do navio Endurance.

A expedição deixou o Reino Unido em agosto de 1914 e partiu da ilha britânica da Geórgia do Sul para o Mar de Weddell em 5 de dezembro do mesmo ano. No Mar de Wendell, a expedição logo se deparou com uma cobertura significativa de gelo marinho e, em 18 de janeiro de 1915, o Endurance ficou preso no gelo.

Registro feito pela antiga tripulação do navio Endurance preso no gelo em 1915. Foto: Frank Hurley

Os 28 homens a bordo acabaram não tendo escolha a não ser abandonar o navio e montar um acampamento improvisado no gelo. Depois de meses, o navio acabou sendo esmagado pelo gelo e afundou no dia 21 de novembro de 1915. Devido às condições do tempo na região, não foi possível tomar a posição exata do naufrágio e o Capitão Frank Worsley anotou coordenadas estimadas.

O grupo então recorreu aos botes salva-vidas para chegar à inóspita e desabitada Ilha Elefante. Shackleton e outros cinco fizeram uma extraordinária viagem de bote de 1 300 km para chegar à Geórgia do Sul. Lá Shackleton e outros dois cruzaram a ilha montanhosa até a estação baleeira em Stromness, onde Shackleton finalmente conseguiu organizar um resgate dos homens que esperavam na Ilha Elefante. O resgate foi feito em 30 de agosto de 1916, quando o grupo foi levado em segurança para Punta Arenas, pelo rebocador chileno Yelcho.