Raros tornados EF1 e EF0 causam estragos no sul da Califórnia

O clima severo que ocorreu no sul da Califórnia deu lugar a dois tornados, um na cidade de Montebello e outro na comuna de Carpintería, confirmados pelo Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos.

Montebello, CA tornado
Dois tornados extraordinariamente intensos atingiram o sul da Califórnia na quarta-feira, ferindo pessoas, jogando destroços e danificando vários edifícios. Fotografia: Ringo Chiu

Um dos tornados registrou vento máximo estimado em 180 km/h, dados que o colocam na intensidade 1 da Escala Fujita (EF1), segundo relatos das autoridades, teve origem por volta das 11h14, horário local durante a quarta-feira (22), em uma área industrial da cidade de Montebello, localizada a 14,5 km da área metropolitana a leste do centro de Los Angeles.

O vórtice arrancou telhados de edifícios, quebrou claraboias e destruiu janelas, deixando 17 estruturas danificadas, incluindo 11 que tiveram que ser marcadas com fita vermelha por danos significativos. Além disso, foi relatado que uma árvore foi arrancada e um poste de energia quebrou. Durante sua ocorrência, uma pessoa ficou diretamente ferida por estar muito próxima das rajadas.

Um morador da região comentou em entrevista à mídia o seguinte: -Estou na Califórnia desde 1965. Nunca tinha visto nada assim-, -não como terremotos, estamos acostumados a isso-.

Mais cedo, por volta das 17h45, horário local, na terça-feira (21), outro tornado atingiu o parque de trailers Sandpiper Village, na comuna de Carpinteria, cerca de 100 quilômetros (95 milhas) a noroeste de Montebello, no condado de Montebello, Santa Bárbara, segundo informações do NWS. Foi classificado como um tornado EF0, com ventos máximos estimados de 120 km/h, árvores danificadas e cerca de duas dúzias de casas móveis, ferindo gravemente uma pessoa, disseram as autoridades.

Tornados peculiares por sua intensidade

Embora seja normal que os tornados se registrem na Califórnia durante essas datas, na maioria das vezes são tornados de não supercélulas ou trombas d'água terrestres ou marítimas. Sabendo disso, o aparecimento destes dois tornados de forte intensidade e classificados como EF0 e EF1, causou espanto entre os habitantes e autoridades.

O mais intenso dos tornados, foi o mais forte a atingir a área metropolitana de Los Angeles desde 1983, segundo dados históricos do NWS.

Danos à infraestrutura urbana

O prefeito London Breed disse em um comunicado à mídia que as mortes foram "um forte lembrete de como o clima severo se tornou perigoso."

Milhares de pessoas estavam sob ordens de evacuação por tempo indeterminado no condado de Tulare, onde as autoridades continuaram monitorando os altos níveis do rio Tule e liberando água do lago Success."Cerca de 24.000 estruturas na área foram ameaçadas", disse Daniel Potter, porta-voz do Departamento de Florestas e Proteção contra Incêndios da Califórnia, que está ajudando na resposta de emergência na área.

Pelo menos 760 casas e estruturas foram danificadas, incluindo sete completamente destruídas, disse Carrie Monteiro, porta-voz do Centro de Operações de Emergência do Condado de Tulare. As avaliações estão em andamento.

Não há prazo estimado para quando os residentes evacuados possam retornar para suas casas, e as concessionárias também precisarão avaliar possíveis danos à água, esgoto, sistemas elétricos e outras infraestruturas na área, acrescentou.
tornados
Os danos nas infraestruturas elétricas provocaram também o corte do fornecimento de energia elétrica, afetando milhares de habitantes, que até agora continuam sem eletricidade. Fotografia: @ringochiu twitter

Enquanto isso, cerca de 244.000 clientes da Pacific Gas & Electric ficaram sem energia, disse a agência. Avaliações iniciais encontraram 144 postes danificados e 73 transformadores danificados.

No mês passado, o governador Gavin Newsom declarou estado de emergência em 43 dos 58 condados do estado da Califórnia.

Continuamos a mobilizar uma resposta prática para proteger os californianos durante esta última rodada de tempestades devastadoras”, disse Newsom em comunicado. “Com as comunidades de San Diego ao condado de Siskiyou sofrendo com as recentes tempestades, o estado está trabalhando em estreita colaboração com parceiros federais e locais para fornecer alívio imediato e apoiar a recuperação em andamento”.

Até quarta-feira passada, 688 pessoas buscavam refúgio em abrigos de emergência nos condados de Calaveras, Humboldt, Kern, Mono, Monterey, San Bernardino, San Joaquin, Santa Cruz, Stanislaus e Tulare, segundo o Gabinete de Serviços de Emergência do Governador.

Mortes após fortes tempestades com fortes rajadas de vento na Califórnia

Embora não estejam diretamente relacionados aos fortes ventos dos tornados, estão relacionados à tempestade que foi registrada em grande parte do estado derivada da influência de um rio atmosférico no oeste dos Estados Unidos.

Até agora, sabe-se que 5 pessoas perderam a vida entre enchentes e quedas de árvores como projéteis em seus carros e casas.

Foi na Baía de São Francisco e no Vale Central que sofreram mais danos e perdas. O morador de San Jose, Jesus Cruz Diaz, 29, morreu depois que uma árvore caiu sobre seu veículo em Portola Valley, de acordo com o escritório do legista do condado de San Mateo. O morador de Walnut, Thomas Huster, 79, também foi morto quando uma grande árvore caiu sobre seu carro em Walnut Creek, disse o escritório do legista do condado de Contra Costa.

Em Oakland, um homem que ainda não foi identificado foi declarado morto na noite de terça-feira depois que uma árvore caiu sobre a barraca em que ele estava perto do Lago Merritt. A causa exata da morte ainda não foi determinada, mas as autoridades presumem que ele morreu por força contundente ou asfixia.

Duas pessoas também morreram depois de serem levadas para o Zuckerberg San Francisco General Hospital na terça-feira para tratamento de ferimentos sofridos em incidentes separados relacionados a tempestades. O escritório do legista-chefe os identificou como Qiaoying Han, 55, do condado de São Francisco, e Ryan Taylor, 36, do condado de Clark, Nevada.