Qual é a cidade mais seca do mundo e como você vive nela?

Descubra a cidade mais seca do mundo e mergulhe em seu estilo de vida único. Explore os desafios e estratégias para sobreviver em um ambiente árido e descubra seu charme resiliente. Onde se localiza este lugar?

Arica, no Chile
A cidade mais seca do mundo não fica na África e seus habitantes precisam se adaptar a condições extremas. Qual será?

Você já se perguntou qual é a cidade mais seca do mundo? Bem, podemos dizer que a população considerada a mais seca do mundo é a da cidade de Arica, localizada na região de Arica e Parinacota, no extremo norte do Chile. Arica está localizada no deserto do Atacama, considerado o deserto mais seco do planeta. Esta cidade sofre uma extrema falta de precipitação, com uma precipitação média anual que não ultrapassa os 0,76 litros por m².

Por que é tão seco nesta área?

A aridez de Arica se deve à combinação de vários fatores geográficos e climáticos. A cidade está situada em uma zona de sombra de chuva, o que significa que os ventos predominantes do oeste despejam sua umidade sobre as montanhas próximas, deixando muito pouca precipitação na região costeira.

Sombra de Chuva: Refere-se a uma área geográfica onde significativamente menos precipitação é registrada em comparação com as áreas circundantes. Pode ser causada por vários fatores como: a presença de montanhas ou cadeias montanhosas, a influência de correntes oceânicas frias que inibem a formação de nuvens de chuva ou a interação de diferentes sistemas atmosféricos que causam uma distribuição desigual da precipitação.

Além disso, o efeito também se deve à corrente fria de Humboldt no Oceano Pacífico que contribui para a aridez da região.

Corrente de Humboldt: É uma corrente oceânica que flui ao longo da costa ocidental da América do Sul, desde o extremo sul do Chile até o norte do Peru e Equador. Essa corrente carrega água fria e rica em nutrientes das profundezas do Oceano Pacífico para a superfície.

Que medidas foram tomadas na cidade?

Apesar da escassez de água, a cidade desenvolveu estratégias e modos de vida que permitem aos seus habitantes levar uma vida relativamente normal. Alguns aspectos da vida em Arica são descritos abaixo.

Abastecimento de água:

Devido à falta de precipitação, o abastecimento de água baseia-se na dessalinização da água do mar e na importação de água de outras regiões.

Usinas de dessalinização fornecem água potável para consumo humano, enquanto caminhões-pipa transportam água para áreas sem acesso a redes de distribuição.

Coleta e armazenamento de água da chuva:

Foram implementados sistemas de captação e armazenamento de água da chuva. Isto implica a captação da água da chuva através de coberturas ou superfícies impermeáveis e o seu armazenamento em cisternas ou reservatórios para posterior utilização.

Agricultura e irrigação:

Apesar das condições áridas, a agricultura é possível graças ao uso de sistemas de irrigação eficientes e tecnologias que otimizam o uso da água. As culturas são adaptadas às condições de seca, com foco em variedades resistentes e técnicas de cultivo adequadas para o deserto.

Turismo sustentável:

Arica possui atrativos turísticos, como suas belas praias, o Morro de Arica (um morro com vistas panorâmicas), sua arquitetura colonial e sua rica história cultural. O turismo sustentável é uma importante fonte de renda para a cidade e contribui para o seu desenvolvimento econômico.

Viver em Arica implica uma adaptação

Viver em uma área tão extrema significa adaptar-se a um ambiente desértico e "desfrutar" de seu clima quente, belas praias e rica cultura. Apesar dos desafios da escassez hídrica, a cidade oferece uma qualidade de vida ímpar e atrativos turísticos que a tornam especial.

Por exemplo, a gastronomia de Arica se destaca pela fusão de influências peruanas, bolivianas e chilenas. Por outro lado, a cidade abriga edifícios coloniais, como a Catedral de São Marcos e o Palácio Ariztía, além do icônico Morro de Arica, uma colina histórica com vistas panorâmicas e um monumento em homenagem aos heróis da Guerra do Pacífico.

O turismo também é bastante importante. Os turistas visitam a cidade para explorar seus atrativos naturais e culturais, como o Vale de Azapa, a Ruta de las Iglesias, o Museu San Miguel de Azapa e o Parque Nacional Lauca, localizado na periferia da cidade.