Qual é o lugar mais chuvoso do planeta?

No último final de semana, completou-se 57 anos do maior episódio de precipitação em 24 horas registrado na história do planeta, que aconteceu na pequena e pacata Ilha de Reunião, localizada a leste de Madagascar no oceano Índico.

Ilha da Reunião
A Ilha da Reunião, localizada no Índico, é palco das maiores precipitações registradas em todo o planeta.

No último final de semana, completou-se 57 anos do maior episódio de precipitação em 24 horas na história do planeta Terra, desde que se tem registros.

  1. Em 7 de janeiro de 1966, a região de Foc-Foc, na Ilha de Reunião, registrou a passagem do ciclone Denise, que passou também ao norte da 'vizinha' Ilhas Maurício, resultando em ventos fortes com rajadas na casa dos 170 km/h. No dia seguinte, 8 de janeiro, o mesmo ciclone gerou 1.825 mm de precipitação em Foc-Foc, dos quais 144 mm caíram em um período de apenas 12 horas.

Ao longo de 48 horas desde sua passagem na região, o ciclone Denise provocou precipitações intensas, que chegaram a 2.230 mm acumulados. Três pessoas morreram devido às inundações. Também foram registrados graves danos nas rodovias, estradas e em áreas agrícolas da Ilha.

Características da Ilha de Reunião

A ilha de Reunião é um território insular francês de aproximadamente 2.500 km² (mais ou menos 37 vezes menor que Portugal), localizada no oceano Índico, a leste da Ilha de Madagáscar e a sudoeste das Ilhas Maurício. É parte integrante do arquipélago de Mascarenhas.

O arquipélago das Mascarenhas é composto por ilhas de origem vulcânica, e sua descoberta é atribuída ao navegador português Diogo Fernandes Pereira, em 1507, que o batizou com este nome em homenagem ao Vice-Rei da Índia, D. Pedro de Mascarenhas. Até o final do século 16, este arquipélago esteve sob o domínio português, até que depois foi ocupado pelos holandeses, em 1598.

A Ilha de Reunião, em particular, foi "criada" há cerca de 3 milhões de anos, por um antigo complexo vulcânico chamado Piton des Neiges (Pico das Naves), com topo em 3.070 m de altitude, o ponto mais alto da Ilha e também de todas as ilhas do Oceano Índico.

Ilha de Reunião; precipitação; ciclones tropicais
O relevo imponente da Ilha e a passagem de diversos ciclones tropicais ajudam a explicar os altos números de precipitação.

Um segundo vulcão, o Piton de la Fournaise (Pico da Fornalha), ainda ativo, que alcança os 2.632 metros de altitude e está localizado no sudeste da Ilha, é hoje um dos vulcões mais ativos do mundo devido a frequência das suas erupções, uma a cada nove meses.

A Ilha de Reunião possui um clima tropical, geralmente quente e úmido, e com grande variabilidade de uma região para outra, devido, principalmente, ao seu relevo imponente. As temperaturas são mais altas nas regiões costeiras e mais baixas em grandes altitudes, com uma média anual de 24ºC.

A costa leste, beneficiada pelos ventos alísios, é geralmente mais fria, sendo a região mais chuvosa da Ilha, com valores que chegam até entre 4.000 e 8.000 mm ao ano. Já a costa oeste, protegida pelas cadeias montanhosas, é mais quente e seca, e as chuvas atingem valores inferiores a 650 mm por ano.

Entre os meses de janeiro e março, a Ilha é frequentemente afetada pela passagem de ciclones tropicais. A principal localidade da Ilha, a cidade de Saint-Denis, situada no extremo norte, recebe cerca de 650 mm de chuvas por ano.

Recordes mundiais de precipitação

A Ilha de Reunião tem algumas das chuvas mais intensas do planeta. Com exceção da estação das monções na Índia, nenhum outro lugar do planeta experimenta chuvas tão fortes como esta pequena ilha francesa no oceano Índico.

Além de deter os recordes de 12 e 24 horas, a Ilha também possui os recordes de precipitação em 72 horas e 96 horas, e até há pouco tempo ostentava também o recorde de precipitação em 48 horas, mas que foi batido por Cherrapunji, na Índia, de acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM).

Apesar da Ilha possuir todos estes recordes mundiais, a região de Mawsynram, na Índia, pode ser considerada a mais chuvosa do planeta Terra, onde a precipitação acumulada anual atinge, em média, os 11.872 mm. Contudo, existem outros recordes importantes de precipitação, em escala mundial:

  • Maior precipitação em 1 minuto: 31.2 mm, em Unionville, Condado de Frederick (Maryland, EUA), em 4 de julho de 1956.
  • Maior precipitação em 1 hora: 305 mm, em Holt (Missouri, EUA), em 22 de junho de 1947.
  • Maior precipitação em 12 horas: 1.144 m, em Foc-Foc (Ilha de Reunião), em 8 de janeiro de 1966.
  • Maior precipitação em 24 horas: 1.825 mm, em Foc-Foc (Ilha de Reunião), entre os dias 7 e 8 de janeiro de 1966.
  • Maior precipitação em 48 horas: 2.493 mm, em Cherrapunji (Índia), entre 15 e 16 de junho de 1995.
  • Maior precipitação em 72 horas: 3.929 mm, em Commerson (Ilha de Reunião), entre os dias 24 e 26 de fevereiro de 2007.
  • Maior precipitação em 96 horas: 4.869 mm, em Commerson (Ilha de Reunião), entre 24 e 27 de fevereiro de 2007.
  • Maior precipitação em 1 ano: 26.470 mm, em Cherrapunji (Índia), entre agosto de 1860 e julho de 1861.
  • Maior acumulado médio anual: 11.872 mm, em Mawsynram (Índia).