Hoje é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente: confira o tema deste ano!

O Dia Mundial do Meio Ambiente está comemorando 50 anos, e tema deste ano é "Soluções para a poluição atmosférica". O que você pode fazer para comemorar esta data? Vem conferir!

Dia Mundial do Meio Ambiente World environment day
A temática do Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano aborda a poluição plástica.

Hoje, 5 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, e este ano ainda é mais especial, pois a data comemorativa está completando 50 anos. O dia aumenta a conscientização sobre a proteção ambiental, e o que você tem feito em prol do meio ambiente?

Este evento global anual incentiva a conscientização e ação para proteção ambiental pela comunidade global. Muitas organizações não governamentais, empresas e entidades governamentais apoiam a causa.

O tema deste ano se concentra em “Soluções para a poluição plástica” no âmbito da campanha #BeatPlasticPollution. A poluição plástica é um grande problema ambiental. Todos os anos, milhões de toneladas de resíduos acabam em nossos oceanos, aterros sanitários e hidrovias. Esse plástico pode prejudicar a vida selvagem, poluir o ar e a água e contribuir para as mudanças climáticas.

A cada ano, o Dia Mundial do Meio Ambiente é organizado por um país diferente, com o país anfitrião assumindo a liderança na organização de eventos, atividades e campanhas para aumentar a conscientização sobre questões ambientais e incentivar a ação. O país anfitrião também escolhe um tema específico para focar ao longo do ano.

O país anfitrião deste ano é a Costa do Marfim, em parceria com a Holanda. A Costa do Marfim proibiu a produção e o uso de sacolas plásticas, apoiando uma mudança para embalagens reutilizáveis. A cidade de Abidjan começou a combater a poluição plástica e a tomar iniciativas como a reutilização de resíduos plásticos para construir salas de aulas.

A história e a importância deste dia

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi concebido na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo, Suécia, de 5 a 16 de junho de 1972. Durante essa conferência, os delegados discutiram várias questões e desafios ambientais que o mundo enfrenta.

Foi em 5 de junho que a Assembleia Geral das Nações Unidas o designou como o Dia Mundial do Meio Ambiente para marcar o início da conscientização e ação ambiental global.

Além disso, esta data serve como um lembrete de que todos têm um papel a desempenhar na proteção e conservação do meio ambiente.

Desde então, o Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado anualmente, com um tema diferente a cada ano. O primeiro Dia Mundial do Meio Ambiente foi celebrado em 1973 sob o tema “Somente uma Terra”.

A importância dessa data comemorativa cresceu ao longo dos anos e tornou-se uma plataforma global para governos, organizações e indivíduos mostrarem suas iniciativas e projetos que promovem práticas sustentáveis, além de abordar desafios ambientais.

Dia Mundial do Meio Ambiente: como comemorar?

Participe de um evento local ou virtual: muitas comunidades realizam eventos nesta data para aumentar a conscientização sobre questões ambientais. Você pode encontrar uma lista de eventos perto de você ou conferir seminários.

Envolva-se em uma limpeza: existem muitas ONGs que organizam limpezas no Dia Mundial do Meio Ambiente. E neste ano, o tema é vencer a poluição plástica. Confira as organizações que farão limpezas e se voluntarião para a causa.

Reduza seu impacto no meio ambiente: recicle o composto, economize água e use menos energia. Assuma o compromisso de fazer algumas mudanças em sua vida e cumpra-o de maneira responsável, em prol do meio ambiente.

Dissemine o conhecimento sobre o meio ambiente: eduque e faça com que mais pessoas se juntem à causa, explicando a importância de proteger o meio ambiente. Converse com seus amigos, familiares e colegas de trabalho sobre questões ambientais e incentive-os a agir.

Apoiar empresas comprometidas com a sustentabilidade: existem muitas empresas comprometidas com a sustentabilidade. Ao fazer compras, escolha empresas que estão se esforçando para reduzir o seu impacto ambiental.

É essencial reconhecer que enfrentar a crise da poluição plástica requer esforços abrangentes em várias frentes. Sistemas eficazes de gestão de resíduos, infraestrutura de reciclagem aprimorada e mudança de comportamento em todos os níveis da sociedade exigem a colaboração entre governos, empresas e organizações da sociedade civil.