Pressão alta: estes são os alimentos para evitar e os que devem ser consumidos
O problema da pressão alta vai muito além do sal. Veja aqui quais os alimentos que devem ser evitados por quem sofre dessa condição e aqueles que ajudam a manter a pressão arterial sob controle.

A pressão alta, também conhecida como hipertensão arterial, é uma condição crônica caracterizada por níveis persistentemente elevados de pressão sanguínea nas artérias. Normalmente, essa condição não tem uma causa específica, sendo mais comum em casos de alimentação rica em sal e de sedentarismo; contudo, em alguns casos pode surgir devido a doenças renais ou dos vasos sanguíneos.
Para manter a pressão arterial sob controle, sabe-se que algumas medidas são importantes, como manter-se hidratado, praticar exercícios físicos regularmente, reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e adotar uma alimentação saudável, sendo esta última uma das medidas mais importantes para diminuir a pressão alta.
E em relação à dieta nesses casos, vamos trazer aqui quais os alimentos para evitar pois elevam a pressão arterial, e quais os mais indicados para consumir pois diminuem a hipertensão. Acompanhe abaixo.
Quem tem hipertensão deve evitar estes alimentos
Certos alimentos fazem o corpo reter mais líquido, sobrecarregam o coração e dificultam a circulação, elevando a pressão arterial, explicam especialistas. E quais são os maiores vilões da pressão alta? Veja:
Como muitos já devem saber, o sal é o maior inimigo da pressão alta; ele aumenta o volume de sangue nas artérias.

Embutidos (salsicha, presunto, salame, etc.), comidas prontas congeladas (pizza, lasanha, etc.) e alimentos enlatados (milho, ervilha, atum, etc.) também devem ser evitados, pois possuem grandes quantidades de sódio, conservantes, gorduras e aditivos, tudo o que aumenta a pressão.
Frituras e fast-foods (hambúrguer, etc.) também não são recomendados, pois são ricos em sódio e gordura saturada. Refrigerantes e outras bebidas açucaradas possuem muito açúcar e sódio, e doces industrializados (bolachas, bolos prontos, balas, etc.) são ricos em açúcar, gordura e sódio, e por isso nada disso é recomendado para pessoas hipertensas.
Os alimentos que aliviam a pressão alta
Os alimentos mais indicados para manter a pressão arterial sob controle são aqueles in natura: legumes, verduras e frutas; e também aqueles ricos em potássio, cálcio e magnésio.

As melhores frutas são: a banana, que é rica em potássio, além de ser uma boa fonte de vitaminas C e B6 e de fibras; o abacate, que também é rico em potássio e tem gorduras insaturadas saudáveis, como o ácido oleico; e o kiwi, que é rico em potássio, vitamina C e fibras.
Um legume bem recomendado é a beterraba, que é rica em nitratos, compostos que podem ajudar a relaxar os vasos sanguíneos, melhorando o fluxo sanguíneo. E ela ainda conta com fibras, vitaminas e minerais.
O salmão é outro alimento indicado para hipertensão, pois é rico em gorduras insaturadas e ácidos graxos ômega-3. E por fim, mas não menos importante, a última dica é o iogurte desnatado, uma ótima fonte de cálcio e potássio, que ajudam a regular a pressão arterial e a contrabalançar os efeitos do sódio.
Referências da notícia
Pressão alta: nutricionista lista alimentos que devem ser evitados. 29 de abril, 2025. Camila Santos.
Pressão alta: veja melhores alimentos para a dieta. 26 de abril, 2024. Maria Sarah.