Por que as pessoas adoecem quando as estações mudam?

A estação do ano muda e é como um ciclo: você atualiza seu guarda-roupa, bebe aquela bebida sazonal moderna de que todos estão falando e, de repente, está doente. Por que uma nova estação traz fungos e virus com ela?

Mudanças de estação e as doenças
Frequentemente as pessoas têm um resfriado ou uma gripe quando as estações mudam. Fonte: Curiosity.com

Pode parecer que a mesma doença surge toda vez que o tempo muda, mas na verdade, o culpado por trás da sua tosse varia ao longo do ano. Quando o inverno se transforma em primavera e quando o verão se transforma em outono, os vírus prosperam. Os dois principais vírus por trás do resfriado comum são o rinovírus e o coronavírus. Eles se proliferam no tempo mais fresco que ocorre durante esses turnos sazonais. Especificamente, esses vírus gostam de temperaturas abaixo do calor do corpo humano (<37ºC). Essa é a temperatura das vias aéreas do seu nariz respirando ar fresco.

No inverno, no entanto, é mais provável que você pegue o vírus da gripe. A forma como o vírus da gripe é construído faz com que ele se multiplique e se espalhe de maneira mais eficaz quando o ar está frio e seco. Uma vez que você pegou o vírus da gripe e/ou o resfriado comum, você geralmente fica imune pelo resto da temporada - apenas torça que não haja muitas variações do vírus por aí.

Em 2008, pesquisadores publicaram um estudo na Nature Chemical Biology onde foi descoberto que em temperaturas um pouco acima do congelamento, o vírus da gripe mantém um revestimento externo semelhante a um gel. Isso ajuda o vírus a suportar as condições atmosféricas e a viajar de pessoa a pessoa. Esse revestimento começa a derreter a cerca de 22ºC. Isso faz sentido, já que o revestimento precisa derreter em seu corpo para o vírus infectar uma célula viva, mas também significa que o vírus é menos protegido ao ar livre quando o tempo está mais quente.

As doenças do verão surgem de uma combinação de vários fatores como a presença de pólen, mofo ou grama.

E quando a primavera se transforma em verão? Isso é algo completamente diferente. Os novos tipos de pólen e outros alérgenos que enchem o ar quando o verão chega podem causar um nariz entupido e outros problemas respiratórios. Isso, no entanto, pode levar à doença, já que os pulmões irritados e as fossas nasais estão mais suscetíveis à infecção.

Portanto, existem certas circunstâncias para que você fique doente durante as mudanças de estações do ano. Para se proteger, lembre-se de lavar as mãos frequentemente, dormir bastante e fazer exercícios, e tomar uma vacina contra a gripe todos os anos.