Por que algumas pessoas são mais tristes no inverno?

Há quem diga que adora o verão, o calor, o sol, a praia e roupas leves. Por outro lado, existem pessoas que preferem o frio do inverno, montanhas, agasalhos. Enfim, a estação do ano realmente exerce alguma influência sobre a felicidade das pessoas?

Inverno
Pessoas são mais tristes no inverno? Afinal qual a influência do clima no bem-estar humano?

Você já parou para refletir sobre o quão influente o clima pode ser sobre a vida humana, o pensamento, o sentimento? Pois é, há pessoas que preferem o verão, o calor, o sol, a praia, roupas leves. Por outro lado, existem pessoas que preferem o contrário em que o inverno pode oferecer: o frio, agasalhos, bebidas quentes, o aconchego do lar, o contato com outras pessoas.

Estudos indicam que o humor das pessoas tem relação direta com as condições do clima. Um dos fatores que os estudiosos levantam é que em países mais frios, a taxa de suicídio é mais alta, enquanto em países mais quentes, as pessoas têm tendência a serem mais felizes.

É real quando se diz que pessoas que odeiam o verão são mais irritadas. Existe um transtorno afetivo sazonal, que leva à depressão e à ansiedade por causa do clima – Tom Frijns.

Do ponto de vista científico de psicólogos, pessoas que gostam do verão são realmente mais felizes, vivem menos estressadas, são bem humoradas, animadas e corajosas. No inverno, a depressão sazonal é mais comum, as pessoas sentem mais falta do sol, da luminosidade, do calor. Sintomas como agitação, insônia, perda de apetite e perda de peso, são comuns.

O que dizem os estudiosos

O centro de psiquiatria da Georgetown University Medical School apontou em um de seus estudos que o distúrbio afetivo sazonal atinge cerca de 5% da população durante o inverno. No verão, este número cai para 0,7%.

Suécia
Suécia em um de seus dias gelados.

Países como Suécia recebem pouca luz solar ao longo do ano devido suas altas latitudes, com isso, cientistas mostraram que seus habitantes têm mais chances de desenvolverem depressão e de tentarem o suicídio.

Qual a real influência do clima

Existe uma relação direta entre a luz solar e o humor das pessoas, e ela é hormonal. A serotonina no organismo humano é liberada por influência do sol, a qual é um neurotransmissor que combate a ansiedade e que deixa as pessoas mais felizes. Por outro lado, o corpo é induzido a liberar melatonina em dias frios e nublados, sendo este o hormônio que causa sono, o desânimo, a preguiça e pensamentos negativos.

triste
Os sentimentos por trás das condições do clima.

Uma vez que dias nublados, chuvosos e frios impactam no comportamento das pessoas e em sua felicidade, mesmo dentro de suas casas e com seus afazeres, imagina o impacto dessas condições do clima em pessoas que não tem o aconchego de um lar, que não possuem agasalhos capazes de suportar temperaturas baixas.

Mesmo em nações em que o frio não se faz tão presente assim durante a maior parte do ano, pessoas sofrem com as baixas temperaturas. Um exemplo disto são pessoas que não suportam o frio das ruas e perdem suas vidas de forma tão devastadora e silenciosa como uma morte por hipotermia.

Moradores de rua
Moradores de rua enfrentam o frio e muitas vezes perdem suas vidas em crises de hipotermia.

Na última semana, uma forte onda de frio avançou pelo Brasil e derrubou as temperaturas de forma significativa, tanto que houve registros de neve, geada e muitos recordes de menores temperaturas do ano.

Um exemplo disto foi a madrugada mais fria do ano em São Paulo com 5,7°C no dia 30 de junho. Não fazia tanto frio assim na capital paulista desde julho de 2019. Após a noite gelada, entidades que acompanham pessoas em situação de rua, apontaram ao menos uma morte por consequência do frio.