Pico da chuva de meteoros Eta Aquáridas ocorrerá no meio dessa semana

Nas próximas noites todo o Hemisfério Sul terá a chance de ver a melhor chuva de meteoros do ano, a chuva de meteoros Eta Aquáridas! Nas regiões mais próximas a linha do Equador poderão ser vistos até 60 meteoros por hora!

chuva de meteoros Eta Aquáridas
A Eta Aquáridas é a melhor e mais esperada chuva de meteoros a ser observada por todo o Hemisfério Sul.

Todo ano, entre abril e maio, o céu noturno é iluminado pela chuva de meteoros Eta Aquáridas! Sua atividade se inicia por volta do dia 19 de abril e dura até 28 de maio, mas o momento mais interessante é o seu pico, quando mais meteoros surgem no céu, que ocorre no início de maio. Nesse ano o pico acontecerá no meio dessa semana, entre as noites de terça (4) para quarta (5) ou de quarta (5) para quinta (6)!

No pico da chuva de meteoros Eta Aquáridas poderão ser contados 40 a 60 meteoros por hora!

As chuvas de meteoros são eventos que ocorrem quando nosso planeta atravessa o rastro de poeira e detritos deixados pela passagem de um cometa pelo Sistema Solar. No caso da chuva de meteoros Eta Aquáridas, o planeta cruza com o rastro de detritos deixado pelo famoso Cometa Halley, que fez sua última passagem pelo Sistema Solar em 1986.

Imagem captura do Cometa Halley em 8 de março de 1986 por W. Liller, na Ilha de Páscoa. Imagem: NASA.

O evento poderá ser visto tanto no Hemisfério Norte quanto no Hemisfério Sul antes do amanhecer, porém o Hemisfério Sul será mais favorecido. Em áreas ao sul da linha do equador poderão ser contados entre 40 a 60 meteoros por hora!

Dessa forma, todas as regiões do Brasil poderão observar a chuva de meteoros, porém nas regiões Norte e Nordeste será possível ver um número maior de meteoros, se as condições do tempo estiverem favoráveis (não deixe de conferir a previsão do tempo para sua cidade).

Taxa média de meteoros por hora para a chuva de meteoros Eta Aquáridas em 2021 em condições ideais de observação. Créditos da imagem: BRAMON

A Eta Aquáridas é a primeira das duas chuvas de meteoros causadas pelos detritos deixados pelo Cometa Halley, ou seja, durante o ano a Terra atravessa o rastro de Halley duas vezes. A segunda é a chuva de meteoros Oriónidas, que ocorre em outubro, mas essa apresenta uma quantidade de meteoros menor que a Eta Aquáridas.

Como observar a chuva de meteoros?

As condições ideais para ver a chuva de meteoros são: encontrar uma área bem longe das luzes da cidade, se preparar para virar a noite, deitar-se de costas com os pés voltados para o leste (onde o sol nasce) e ficar olhando para cima, até o amanhecer.

Fique por dentro de outros eventos astronômicos desse ano: Os eventos astronômicos imperdíveis de 2021!

Porém, nem todos poderão sair das cidades e viajar para outros lugares, principalmente em tempos de pandemia. Portanto, para quem estiver em área urbana, procure um lugar confortável e seguro que você tenha uma boa visão do céu, de preferência para a direção leste. A lua ajudará a localizar a radiante (ponto de emanação dos meteoros) de Eta Aquáridas, já que ela nascerá por volta das 2h da manhã exatamente na Constelação de Aquarius e a radiante estará bem a sua esquerda.

Não confunda meteoros com satélites!

Atenção, não confunda satélites com meteoros! Ao pararmos e observarmos o céu noturno podemos encontrar outros tipos de objetos atravessando o céu, entre eles os satélites que orbitam a Terra. A diferença é que os satélites são apenas pontinhos viajando em velocidade constante no céu, já os meteoros viajam numa velocidade muito mais rápida e deixam um pequeno rastro de luz.

Nas próximas noites cerca de 30 satélites da rede Starlink cruzarão o céu por volta das 5h da manhã. Eles geralmente cruzam o céu como pontinhos brilhantes enfileirados, portanto, não os confunda com os meteoros!