Queda de meteoro causa estrondo e assusta moradores da Bahia

O fenômeno ocorreu no último sábado (2) e foi possível ver seu brilho mesmo durante o dia. Enquanto se desintegrava na atmosfera, o objeto causou um estrondo que assustou moradores da região.

Queda de meteoro causa estrondo e assusta moradores da Bahia
Meteoro se desintegrou no céu da Bahia e causou um grande estrondo que assustou moradores da região. (imagem: Clima Ao Vivo / Bramon)

A passagem de um meteoro na Bahia ao longo do último sábado (2) causou um grande estrondo e assustou moradores do interior do Estado. O som foi ouvido em cidades como Brumado, Dom Basílio, Carinhanha e Livramento de Nossa Senhora por volta das 16h.

Por ser um meteoro que ocorreu durante o dia, seu brilho foi bastante ofuscado pela luminosidade do céu. Ainda assim, uma câmera da Clima ao Vivo localizada em Nova Redenção, a cerca de 150 km do local, foi capaz de registrar a passagem rápida do meteoro.

A pesquisa realizada pela BRAMON (Brazilian Meteor Observation Network) junto à Clima ao Vivo ocorreu após diversos relatos de um grande estrondo serem postados nas redes sociais por diversos moradores do interior da Bahia. Ainda que não tenha brilhado a ponto de chamar a atenção da população, o fato do meteoro ser visível durante o dia indica que o bólido tinha grandes proporções.

youtube video id=qJUfgPGCu4A

De acordo com a BRAMON, o satélite meteorológico GOES-16 também captou um flash na região que pode estar relacionado ao meteoro, através do seu instrumento de medição GLM (Geostationary Lightning Mapper), cuja finalidade principal é mapear descargas elétricas ocorridas na atmosfera.

Como na região onde esse flash foi detectado não havia nenhuma nuvem de tempestade capaz de gerar um relâmpago, podemos concluir que esse flash (...) foi gerado pela passagem do meteoro, que também gerou o estrondo sônico ouvido por vários moradores da região.

Geralmente, os objetos deste tipo se desintegram completamente durante a queda, já que o atrito com a atmosfera do planeta gera calor e praticamente faz o objeto explodir. No raro caso em que o objeto não tenha se desintegrado completamente, seus resquícios podem ter caído em terras baianas, sem causar maiores danos à população.

Queda de meteoro causa estrondo e assusta moradores da Bahia
O brilho relacionado à queda do meteoro também foi capturado pelo satélite GOES-16 (imagem: NOAA / NASA)

Os meteoros e a meteorologia

Meteoro é um termo que engloba muito mais do que imaginamos. As origens gregas da palavra remetem ao significado suspenso no ar. Portanto, do ponto de vista meteorológico, qualquer fenômeno que ocorra em suspensão no ar - ou seja, na atmosfera - é chamado de meteoro. A única exceção são as nuvens.

Fenômenos como o arco-íris, a aurora boreal ou até mesmo a própria chuva são considerados meteoros. A própria palavra "meteorologia" vem do grego e significa o "estudo dos meteoros", embora a queda de objetos espaciais no planeta não seja o foco de estudo desta ciência.

De qualquer maneira, as rochas que caem do espaço na forma de estrelas cadentes ou fenômenos parecidos ocorrem somente por causa da atmosfera. Se não houvesse atrito com o ar, o objeto não formaria uma incandescência e não seria possível ver nem ouvir sua passagem.