Asteróide Oumuamua: seria uma tecnologia alienígena avançada?

O objeto interestelar foi avistado por telescópios no Havaí em 2017. O astrônomo chefe de Harvard acredita que é o primeiro sinal de vida inteligente fora da Terra, no Sistema Solar.

Oumuamua
O objeto "Oumuamua", avistado pela primeira vez em 2017, tem características que podem nos levar a pensar que se trata de uma tecnologia alienígena. Quão convincente pode ser esta teoria?

Em Setembro de 2017, astrônomos de um observatório no Havaí avistaram um objeto misterioso que se deslocava pelo Sistema Solar como se fosse um asteróide; eles o chamaram de Oumuamua ('primeiro mensageiro', em havaiano). O objeto tinha um formato de charuto e viajava a uma velocidade alarmante. No início, os cientistas descartaram a possibilidade de que ele tivesse uma origem alienígena.

Apesar desta conclusão, uma teoria controvérsia do astrônomo Avi Loeb, diretor do Departamento de Astronomia da Universidade de Harvard, veio à tona. Será um sinal de alguma civilização alienígena ou parte de seu lixo espacial?. Estas são algumas das questões que ele se propõe a abordar em seu novo livro “Extraterrestre: O Primeiro Sinal de Vida Inteligente Fora da Terra”, que será lançado no final deste mês.

Oumuamua: asteróide ou dispositivo tecnológico alienígena?

O objeto Oumuamua viajou desde a posição de Vega, uma estrela a cerca de 25 anos-luz de distância, e interceptou o plano orbital de nosso Sistema Solar em Setembro de 2017. De fato, devido à sua velocidade, ele só poderia ter vindo de uma estrela: não era limitado pela gravidade do Sol.

O astrônomo chefe de Harvard descarta a possibilidade de que seja um simples objeto interestelar. Com sua teoria, ele causou polêmica entre colegas que negam este argumento e continuam a validar outros estudos associados.

Em 2019, a revista Nature publicou um artigo no qual seus autores afirmam que os dados mostram características naturais do objeto, que poderia ser parte de um bloco de construção planetário, vindo de um sistema estelar distante. A única incerteza estaria em sua composição. Outros cientistas, em teorias mais recentes, propõem que é um agregado de poeira fractal formado no interior de um cometa extra-solar da nuvem de Oort em fragmentação.

representación artística Oumuamua
Representação das possíveis formas do Oumuamua. Alguns especialistas consideram que ele tem o formato de um charuto (acima à direita), mas Loeb insiste que se parece mais com uma vela (esquerda). Fonte: Mark Garlick/Biblioteca de fotografias científicas

Loeb expõe seu ponto discordante com ideias que apoiam sua descoberta: não pode ser um asteróide por causa de sua alta velocidade e da estranha órbita que traça; além disso, não deixa vestígios de gás ou detritos à medida que se desloca, mas é observado com um forte brilho cintilante. O astrônomo considera que a leitura de seu livro pode ampliar nossa visão e romper com vários equívocos sobre a humanidade, que nos consideram únicos no universo.

"E se um homem das cavernas visse um telefone celular?" Eu pergunto. "Você viu pedras durante toda a sua vida e teria pensado que eram apenas pedras brilhantes", diz Loeb.

Por fim, Loeb afirma que este estranho objeto interestelar é uma tecnologia de uma civilização alienígena, ao invés de um cometa, e que sua aceleração incomum o atribui a uma forma diferente que a de um charuto: possivelmente seja um disco com menos de um milímetro de espessura, com proporções semelhantes a uma vela, segundo seus esclarecimentos.

Haverá mais vida inteligente?

Embora existam muitos céticos, Loeb, junto com o astrofísico Amir Siraj, defendem a possibilidade de que exista vida em planetas ainda desconhecidos. Em outra pesquisa, os cientistas observam que, da mesma forma como a vida surgiu em nosso planeta, pode ter acontecido em outro.

Há milhões de anos atrás, um cometa poderia ter carregado em sua superfície uma camada de micróbios coletados na atmosfera da Terra, e, então, ter colidido com outro planeta, a centenas de milhões de anos-luz de distância de nós. Existe a possibilidade de que esses organismos tenham chegado vivos e se desenvolvido em outro lugar. Algumas bactérias podem sobreviver no espaço, então por que não acreditar nisto?