Os eventos astronômicos imperdíveis de 2021!

Pegue sua agenda e não deixe de anotar as datas de alguns dos mais importantes e imperdíveis acontecimentos astronômicos de 2021! Esse ano nos presenteará com 2 eclipses solares, 2 eclipses lunares, 3 superluas e diversas chuvas de meteoros!

Eventos astronômicos 2021
O ano de 2021 nos presenteará com alguns eventos astronômicos impressionantes e imperdíveis!

No ano passado tivemos diversos eventos astronômicos únicos e interessantes, como as superluas, a rara Lua Azul que surgiu durante o Hallowen, as chuvas de meteoros, o alinhamento de Júpiter e Saturno próximo ao Natal e o eclipse solar total visto em partes da América do Sul!

Em 2021 teremos 4 eclipses, 3 Superluas e diversas chuvas de meteoros

O ano de 2021 também promete nos presentar com acontecimentos astronômicos incríveis! Alguns poderão ser assistidos no Brasil, porém outros os brasileiros só conseguirão acompanhar através das transmissões das principais agências espaciais do mundo, como a NASA. De qualquer maneira, pegue sua agenda e se prepare para desfrutar alguns desses maravilhosos espetáculos astronômicos!

Eclipses: solares e lunares

Em 2021 ocorrerão 4 eclipses, dois lunares (um total e outro parcial) e dois solares (um parcial e outro total). Infelizmente, no Brasil só conseguiremos desfrutar totalmente (se as condições atmosféricas permitirem) um deles, o eclipse lunar parcial, que ocorrerá na madrugada do dia 19 de novembro!

Já o eclipse lunar total, que ocorrerá no dia 26 de maio, só será totalmente apreciado em países situados no Pacífico Oeste, como Austrália, Nova Zelândia, Indonésia e também no oeste da América do Norte. Na América do Sul o eclipse será parcialmente visível em algumas regiões do Peru, Equador, Chile e Argentina. Em partes do Sul e Sudeste do Brasil talvez seja possível observar apenas os estágios iniciais do eclipse, a fase penumbral.

Nesse ano teremos um eclipse solar parcial (10 de junho) e um total (4 de dezembro).

Em relação aos eclipses solares, o primeiro deles será um eclipse solar parcial em 10 de junho que será observado em grande parte da Europa, Ásia, norte da América do Norte e Groelândia. Em algumas regiões, como em partes dos estados canadenses de Ontario e Quebec, será possível ver um eclipse anular, também conhecido como “anel de fogo”.

No dia 4 de dezembro ocorrerá um eclipse solar total que será observado em apenas algumas regiões do planeta, como uma pequena faixa no sul da África, algumas ilhas do Atlântico Sul e a Antártica.

Superluas

Em 2021 também teremos o acontecimento de 3 superluas! A Superlua ocorre quando a Lua, em sua fase cheia, atinge em sua órbita sua posição mais próxima da Terra, chamado perigeu. A combinação desses dois acontecimentos faz com que a Lua pareça maior e mais brilhante, por isso é chamada de “Superlua”

As datas que ocorrerão as Superluas do ano são: 8 de abril, 26 de maio e 24 de junho. A Superlua do dia 26 de maio coincide com a data do eclipse lunar total, o que fará desse evento ainda mais especial e incrível de assistir!

Chuva de meteoros

Todos os anos nosso planeta atravessa aglomerados de meteoroides (fragmentos de materiais que viajam pelo o espaço) que foram produzidos pela passagem de um cometa próximo ao Sol. Esses meteoroides ao atravessarem a atmosfera terrestre criam as chamadas chuvas de meteoro! As chuvas de meteoros recebem seus nomes de acordo com a constelação a qual estão próximas, por exemplo: a chuva de meteoro Orionidas ocorre próximo a constelação de Orion.

Chuva de meteoro Gemínidas em dezembro de 2020.

Algumas das chuvas de meteoros que ocorrerão nesse ano são:

  • Líridas – Dias 22 e 23 de Abril
  • Eta Aquarídeos (formada por restos do cometa Halley) – Dias 06 e 07 de Maio
  • Delta Aquáridas – Dias 28 e 29 de Julho
  • Perseidas – Dias 12 e 13 de Agosto
  • Draconídeas – Dia 07 de Outubro
  • Orionidas (também originada do cometa Halley) – Dias 21 e 22 de Outubro
  • Táuridas – Dias 04 e 05 de Novembro
  • Leônidas – Dias 17 e 18 de Novembro
  • Gemínidas (considerada a melhor de todas) – Dias 13 e 14 de Dezembro
  • Ursídeas – Dias 21 e 22 de Dezembro