Painéis solares podem causar um desastre ecológico gigantesco e desconhecido

O uso de painéis solares é incentivado em todo o mundo como uma ferramenta fundamental para se reduzir as emissões de carbono. No entanto, eles têm, em média, uma vida útil entre 25 e 30 anos. Bilhões deles precisarão ser substituídos e descartados imediatamente.

painéis solares
Painéis solares descartados requerem políticas e ações concretas para evitar uma catástrofe ambiental global. Fonte: Laurent Julliand.

Conforme relatado pelo governo britânico, existem dezenas de milhões de painéis solares no Reino Unido. No entanto, falta infraestrutura especialmente criada para descartar e reciclar essas ferramentas.

O especialista em reciclagem de painéis solares da Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália, o Dr. Rong Deng, observa que "o mundo instalou mais de um terawatt de capacidade solar". Ele acrescenta que "os painéis solares comuns têm uma capacidade de cerca de 400 Watts, então, se você contar telhados e fazendas solares, pode haver até 2,5 bilhões de painéis solares".

É por causa desse cenário atual que os especialistas em energia estão solicitando com urgência uma ação do governo para evitar um desastre global iminente. Nesse sentido, a vice-diretora da Agência Internacional de Energia Renovável, Ute Collier, menciona que "será uma montanha de resíduos até 2050, a menos que comecemos já as cadeias de reciclagem; estamos produzindo cada vez mais painéis solares, o que é ótimo, mas como vamos lidar com o lixo?"

Uma ótima solução está se formando

O grande passo está previsto para o final de junho de 2023, data em que será inaugurada a primeira fábrica do mundo dedicada à reciclagem total de painéis solares na França. A empresa especializada ROSI tem como meta extrair e reutilizar até 99% dos componentes de cada unidade.

O vidro recuperado no processo pode ser usado para criar jateamento ou telhas, mas não é recomendado para uso em aplicações onde é necessário vidro de alta qualidade, como a produção de novos painéis solares.

A nova fábrica poderia recuperar materiais preciosos contidos nos painéis, como prata e cobre, que costumam ser alguns dos materiais mais difíceis de extrair. Além disso, eles poderiam ser reciclados e reutilizados para fazer painéis solares novos e mais potentes.

O que acontecerá com o "boom" dos painéis solares?

Em todo o mundo, a capacidade de geração de energia solar cresceu 22% durante o ano de 2021. Por exemplo, no Reino Unido cerca de 13.000 painéis solares fotovoltaicos são instalados todos os meses, principalmente nos telhados de residências particulares.

painel solar descartado
A vida útil dos primeiros painéis solares está chegando ao fim, o que vai acontecer com eles?

A principal razão pela qual existem poucas instalações de reciclagem de painéis solares é que, até recentemente, não havia uma quantidade significativa de resíduos para processar e reutilizar. Agora, a primeira geração de painéis solares residenciais está chegando ao fim de sua vida útil, exigindo ações urgentes ainda este ano.

"Até 2030, acreditamos que teremos quatro milhões de toneladas de sucata, o que pode ser administrável. Mas até 2050, poderemos chegar a mais de 200 milhões de toneladas globalmente", diz Ute Collier.

No ano passado, pesquisadores da Universidade de Leicester relataram como extrair prata de unidades fotovoltaicas usando uma solução salina. No momento, apenas a empresa ROSI estendeu essa ideia a níveis industriais. Vale ressaltar que essa tecnologia tem um preço alto, por isso muitos preferem triturar o lixo, que é muito mais barato até agora.