Onda de calor gera novo recorde nos Alpes: a 5.300 metros, as geleiras estão derretendo rapidamente

Situação de calor excepcional nos Alpes: a isoterma de zero graus ultrapassou os 5.000 metros na Suíça, e valores elevados também foram registrados nos Alpes italianos em grandes altitudes. Geleiras estão derretendo rapidamente.

Maciço do Monte Rosa
O refúgio Gnifetti em Monte Rosa, Alpes italianos. Nestes dias de agosto, as temperaturas nas grandes altitudes estão muito altas, e isso está acelerando o derretimento das geleiras alpinas.

A nova onda de calor que atinge o centro-sul da Europa na segunda quinzena de agosto também está tendo consequências muito importantes nas montanhas. Além de trazer temperaturas muito elevadas a Espanha, Portugal, França e Itália, países que vivem dias muito complicados, o bloqueio anticiclônico de origem africana está causando uma situação térmica verdadeiramente anômala mesmo em grandes altitudes.

Isoterma de 0°C acima dos 5.000 metros nos Alpes

Em 19 de agosto, a temperatura máxima registrada em Capanna Margherita, o refúgio alpino mais alto da Europa, localizado a 4.556 metros acima do nível do mar no maciço do Monte Rosa, na Itália, foi de +6,5°C. Um valor decididamente muito alto nessas altitudes.

Esta situação registrada em 19 de agosto também tem se repetido nos últimos dias em outras áreas do vasto arco alpino. Ainda ontem, o Meteo Suisse, o Serviço Meteorológico Suíço, tornou públicos os dados excepcionais da isoterma de zero graus registrados com uma radiossonda sobre Payerne, na Suíça, na noite de 20 para 21 de agosto: 5.298 metros. Este é um recorde, pois esse dado não era registrado desde 1954.

Enquanto isso, toda a Suíça vive dias de calor intenso, com máximas muito altas para o período. Situação de calor excepcional que também se repete na França, norte da Itália, Espanha e Portugal.

O que é nível de congelamento?
O nível de congelamento (ou isoterma de zero graus) é um dado meteorológico que indica a altitude em que a temperatura do ar é igual a 0°C. É indicado em metros acima do nível do mar.

Na Itália, temperaturas muito altas também são relatadas em outras partes dos Alpes.Conforme relatado por "il Dolomiti", altos valores em altitude também foram registrados em Trentino, enquanto de acordo com o que foi relatado por "Ansa" na noite entre 20 e 21 de agosto, o nível de congelamento teria atingido 5.328 metros na estação de radiossondagem Novara Cameri.

Isoterma de zero graus acima de 5.000 metros: consequências nas geleiras

Um nível de congelamento tão alto tem consequências diretas nas geleiras alpinas, como resultado do aquecimento global segundo últimas pesquisas. Essas condições térmicas anômalas, com temperaturas acima de zero graus mesmo à noite, estão acelerando ainda mais o derretimento dos corpos glaciais nesta segunda parte de agosto de 2023.

E até quando?

Esta situação de calor anômalo, mesmo em altitudes elevadas, continuará por mais alguns dias, como mostra o modelo meteorológico da Meteored, que tem como referência o centro europeu ECMWF.

As temperaturas permanecerão elevadas em todo o centro-sul da Europa por mais alguns dias, enquanto se aguarda uma mudança no tempo a partir do final de agosto. Uma possível alteração na circulação atmosférica, à qual voltaremos nas próximas atualizações.