Oleg Kononenko: 1000 dias no espaço e mais 3 meses pela frente

O dia 5 de junho de 2024 marcou um dia histórico para a exploração espacial. À meia-noite em Moscovo, na Rússia, o cosmonauta russo Oleg Kononenko alcançou a incrível marca de 1.000 dias no espaço.

cosmonauta russo Oleg Kononenko
No dia 5 de junho, o cosmonauta russo Oleg Kononenko alcançou o recorde de 1.000 dias no espaço.

Oleg Kononenko alcançou a marca de 1000 dias no espaço. Este feito extraordinário supera o recorde anterior de 878 dias, 11 horas, 29 minutos e 48 segundos, conseguido pelo seu compatriota Gennady Padalka.

Kononenko, de 59 anos, está atualmente na quinta missão à Estação Espacial Internacional (ISS), onde estabeleceu o novo recorde, e continuará o estendendo por pelo menos mais três meses. Quando retornar à Terra, no dia 23 de setembro, terá passado um total de 1.110 dias em órbita.

Mais do que um recorde: uma carreira dedicada à exploração espacial

Decorrente da sua notável carreira, a permanência de Kononenko no espaço marcará a história, mas também demonstra uma visão inspiradora para o futuro da exploração espacial. Em um momento em que as principais potências mundiais consideram a instalação de bases permanentes na Lua e viagens à Marte, Kononenko defende a construção de uma estação espacial mais robusta e confortável, que ele chama de "uma autêntica casa espacial".

Olek Knonenko casa espacial
Kononenko é responsável pela afirmação de que estações mais confortáveis e robustas poderão transformar-se em autênticas "casas espaciais".

Para alcançar este objetivo, Kononenko, com toda a sua experiência, propõe aperfeiçoar os sistemas de regeneração de água, disponibilização de oxigênio e reciclagem do lixo espacial. Estas melhorias, segundo ele, tornariam a vida no espaço mais defensível e adequada para futuros astronautas.

Além disso, as missões espaciais de longa duração, como a de Kononenko, são cruciais para o avanço da ciência espacial. Novas campanhas do tipo poderão contribuir para o estudo dos efeitos da microgravidade no corpo humano, um conhecimento essencial para viagens espaciais mais longas, como aquelas que têm como destino o planeta Marte.

Kononenko, que realizou sete caminhadas espaciais durante as missões, totalizou 44 horas e meia fora da nave, contribuindo para o aprimoramento das técnicas de reparação e manutenção de equipamentos em órbita.

Inspiração para as futuras gerações de astronautas

A dedicação e o compromisso excepcionais de Kononenko com a exploração espacial servem de inspiração para as futuras gerações de astronautas e cientistas. A sua visão particular sobre uma "casa espacial" e as contribuições para a ciência espacial são passos importantes no caminho para a realização do sonho de se viver e trabalhar no espaço.

youtube video id=X1KKfwOvPcI

O feito de Kononenko é um motivo de orgulho para toda a comunidade internacional, principalmente daqueles que se dedicam às ciências aeroespaciais. A conquista demonstra a capacidade humana de superar desafios e alcançar feitos extraordinários.