O que observar no céu de maio? O mês da Lua das Flores!

Se estiver em dúvida sobre o que observar no céu de maio, trazemos aqui uma lista completa dos melhores fenômenos que você pode observar durante esse mês. O mês está composto por eclipse, conjunção e outra chuva de meteoros.

Os acontecimentos astronômicos do mês de Maio
Os acontecimentos astronômicos do mês de Maio! Um dos acontecimentos esperado é uma chuva de meteoros associada ao cometa Halley.

O quinto mês do ano chegou e será possível ver alguns fenômenos astronômicos no céu. O mês de maio tem alguns acontecimentos interessantes que será observar a olho nu. O mês é marcado por ser o mês da Lua das Flores e iremos explicar aqui o que significa.

Além disso, mês de maio também é esperado para ter marcos na exploração espacial. A empresa Rocket Lab tinha anunciado que durante esse mês iriam lançar uma sonda para estudar o planeta Vênus atrás de vida. É a primeira vez que uma empresa privada envia sondas para investigar a atmosfera do planeta.

Se você tem interesse na Astronomia e Exploração Espacial, leia esse post para saber o que aguardar para esse mês tanto no céu quanto na exploração espacial.

Eclipse penumbral

Esse mês acontece o eclipse penumbral que poderá ser visto em algumas regiões do planeta como Ásia, Oceania e partes da Europa. Se estiver planejando uma viagem para essas regiões, no dia 5 de maio poderá acompanhar o eclipse.

Esquema de como funciona um eclipse penumbral
Esquema de como funciona um eclipse penumbral. A Lua é parcialmente coberta pela sombra da Terra. Crédito: StarWalk, Vito Technology

Eclipse penumbral acontece quando a Lua está localizada na zona de penumbra. A zona de penumbra é uam região que parcialmente recebe a sombra causada pelo planeta Terra. Ou seja, a Lua fica visível pois recebe um pouco da luz solar.

Um eclipse penumbral pode variar o quanto de luz recebe do Sol. Dependendo da quantidade de luz, o eclipse pode ou não ser visível a olho nu. No caso do eclipse do dia 5, ele será visível a olho nu e sem necessidade de qualquer equipamento.

Chuva de meteoros

Abril foi o mês das chuvas de meteoros mais ativa mas caso você perdeu as de abril, maio também não deixa a desejar. Isso porque as chuvas de meteoros que acontecem esse mês também são bastante ativas e um tem até um significado especial.

No dia 6 de maio, acontecerá a chuva de meteoros Eta-Aquarídeos que sempre é esperado ter 50 meteoros por hora. Alguns pesquisadores esperam que esse ano possa chegar a mais de 100 meteoros por hora.

Algo interessante sobre a chuva de meteoros Eta-Aquarídeos é que ela é associada ao cometa Halley! Em geral, nessa chuva de meteoros, é possível observar detritos do cometa Halley.

Se quiser observá-la, olhe na direção da constelação de Aquário. Mas fique atento que a Lua Cheia irá atrapalhar a observação.

Outra chuva de meteoros que acontece esse mês é a Eta-Líridas que produzirá cerca de 3 meteoros por hora no dia 10 de maio. Bem menos do que a chuva Eta-Aquarídeos e não é esperado um grande espetáculo.

Lua das Flores

A Lua Cheia de maio tem um nome especial, ela é chamada de Lua das Flores e acontece no dia 5 de maio. Ela está associada ao eclipse penumbral que acontecerá no mesmo dia.

A Lua das Flores recebe esse nome porque no hemisfério Norte a Lua Cheia de maio acontece no meio da primavera. Isso significa que é um mês que as flores estão desabrochando em uma chuva de cores.

Algumas culturas associavam o desabrochar das flores com a Lua Cheia de todo mês de maio. A Lua significava que o desabrochar estava prestes a acontecer e a primavera atingiu seu pico. Devido a isso, a Lua Cheia de Maio passou a se chamar Lua das Flores.

Exploração Espacial: A busca de vida em Vênus

Ano passado, a empresa Rocket Lab anunciou que em maio de 2023 iria lançar uma sonda que investigasse a atmosfera de Vênus. O objetivo era que a sonda buscasse sinais de vida ou habitabilidade no planeta vizinho ao nosso.

A busca de vida no planeta Vênus
A Rocket Lab mandará uma sonda até o planeta Vênus para investigar a possibilidade de vida em sua atmosfera. Crédito: NASA

É a primeira sonda de uma empresa privada que vai chegar até Vênus. Isso se torna uma missão complicada pois a atmosfera do planeta é composta por nuvens de ácido sulfúrico. Além disso, o planeta é o mais quente do Sistema Solar devido ao efeito estufa.

A data inicial da missão era esperado para ser esse mês, porém no site da Rocket Lab a próxima missão é a Rocket Like a Hurricane que visa mandar sondas em torno da Terra para estudar furacões e ciclones.

O jeito é esperar para qualquer anúncio da Rocket Lab em relação à busca de vida em Vênus!