Como será o novo ciclo solar 25?

À medida que as manchas solares e erupções - sinais de um novo ciclo solar - borbulham na superfície do Sol, os cientistas se questionam como será o próximo ciclo. Existem duas respostas, saiba quais, aqui!

Sol; ciclo solar
Os cientistas da NASA estudam e modelam o Sol para entender melhor o que ele faz e porquê.

A resposta curta é que, provavelmente, este ciclo será muito semelhante ao último: ou seja, igual aos últimos 11 anos, já que esta é a duração média dos ciclos solares. Mas a versão mais longa envolve um painel de especialistas que se reúne uma vez por década, uma frota de satélites que estuda o Sol e dezenas de modelos de computador, todos focados no mesmo objetivo: entender o comportamento intrigante da estrela com a qual vivemos.

Em cada ciclo há um pico em que o Sol passa de adormecido para ativo e tempestuoso. A sua forma mais calma se deve ao mínimo solar, já durante o máximo solar, a atividade solar traduz-se em explosões solares.

Previsões do novo ciclo solar

As previsões do ciclo solar dão uma ideia aproximada do que esperar em termos de clima espacial (condições no espaço que variam como o clima na Terra). As explosões do Sol podem ter vários efeitos, desde auroras até o declínio orbital de satélites e distúrbios na comunicação de rádio ou redes de energia.

O trabalho realizado por investigadores da NASA para fazer avançar os modelos de atividade solar, ajuda a melhorar essas previsões. Por sua vez, as previsões do ciclo solar nos dão uma ideia de quão tempestuoso será o Sol nos próximos 11 anos e a quantidade de radiação que as ônibus espaciais e os astronautas poderão enfrentar durante episódios intensos de atividade solar.

Em Março de 2019, a quarta vez que o Solar Cycle Prediction Panel (co-patrocinado pela NASA e pelo NOAA) se reuniu, os 12 especialistas que dele fazem parte, consideraram cerca de 60 modelos diferentes. Nos últimos anos, um parece ter sido especialmente bem-sucedido: o modelo do campo magnético polar.

Este usa medições do campo magnético nos pólos norte e sul do Sol. A ideia é que o campo magnético destes pólos atue como uma semente para o próximo ciclo. Se a sua atividade for alta durante o mínimo solar, o próximo ciclo solar será forte; se for baixa, o próximo ciclo também deve diminuir.

O modelo do campo magnético polar tem sido o mais assertivo no que toca às previsões dos ciclos solares, pois o campo magnético dos pólos solares determinam a intensidade da atividade para o ciclo seguinte.

Neste momento, os pólos solares estão tão fortes como estavam no último ciclo solar, o que os cientistas interpretam como sinais de que o ciclo solar 25 será semelhante ao ciclo 24. O ciclo solar 24 foi um ciclo fraco, atingindo um máximo de 114 manchas solares (a média é de 179). O ciclo solar 25 já teve início e prevê-se que o seu pico, com 115 manchas solares, será em Julho de 2025.