O manto de gelo da Groenlândia perde uma Torre Eiffel de gelo a cada hora, o perturbador paralelismo de um cientista

A um ritmo vertiginoso e alarmante, a camada de gelo da Groenlândia está a perder uma quantidade de gelo equivalente à altura da icônica Torre Eiffel a cada hora.

Gelo Gronelândia
Um estudo recente revelou que o manto de gelo da Groenlândia está a diminuir a um ritmo alarmante.

Em um canto remoto do planeta, a Groenlândia, uma vasta extensão de gelo está a sofrer uma perda alarmante. Um estudo recente revelou que esta ilha está a perder a sua camada de gelo a um ritmo vertiginoso. Quanto está a derreter e quais são as implicações para o nosso mundo?

Um estudo internacional

O estudo, publicado na prestigiada revista Nature, liderado pelo Dr. Chad Greene do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, nos Estados Unidos, reuniu especialistas de todo o mundo em climatologia, oceanografia e tecnologias de detecção remota.

O estudo utilizou técnicas de inteligência artificial para cartografar mais de 235 000 posições de glaciares ao longo de um período de 38 anos, com uma resolução de 120 metros, proporcionando uma compreensão mais profunda e pormenorizada das alterações no manto de gelo da Groenlândia.

Perda de gelo a um ritmo sem precedentes

Bem, de acordo com o artigo, a Groenlândia está a perder uma média de 30 milhões de toneladas de gelo por hora. Isto é 20% mais do que se pensava anteriormente, levantando sérias preocupações sobre a estabilidade do clima global e das correntes oceânicas, com implicações que podem afetar o mundo inteiro.

Desde 2003, perderam-se 221 mil milhões de toneladas de gelo por ano, sendo acrescentadas 43 mil milhões de toneladas por ano, segundo este estudo. Fonte: Nature

A perda de gelo da Groenlândia é tão grande que pode ser difícil de conceber. Imagine colocar os 30 milhões de toneladas de gelo que a Groenlândia perde a cada hora junto à Torre Eiffel antes de derreterem - foi o que o reputado cientista Leon Simons fez através da IA.

Além disso, este estudo mostrou que o manto de gelo da Groenlândia tinha perdido uma área de cerca de 5.000 quilômetros quadrados de gelo nas suas margens desde 1985, o que equivale a mil milhões de toneladas de gelo.

Consequências do degelo

O derretimento do gelo da Groenlândia não só aumenta o nível do mar em cerca de 1 a 2 metros, como também a entrada de água doce pode desempenhar um papel fundamental no enfraquecimento das correntes oceânicas, especialmente da Circulação Meridional de Capotamento do Atlântico (Amoc).

O colapso parcial da Amoc teria um impacto profundo no Reino Unido, na Europa Ocidental, em partes da América do Norte e na região do Sahel, onde a monção da África Ocidental poderia ser gravemente afetada.

AMOC
Embora já se soubesse que a Amoc tinha atingido o seu ponto mais fraco em 1600 anos, este estudo sugere que o colapso desta corrente poderá ocorrer em 2025.

Além disso, a descoberta da perda adicional de gelo é também importante para calcular o desequilíbrio energético da Terra, ou seja, a quantidade de calor adicional que a Terra está a reter devido às emissões de gases com efeito de estufa produzidas pelo homem.

Estes dados podem colocar-nos perante alterações climáticas abruptas e dramáticas, com impactos globais significativos nos ecossistemas e na segurança alimentar.

Desafios e perspectivas futuras

O degelo acelerado da Groenlândia é uma chamada de atenção urgente para a necessidade de tomar medidas decisivas para combater as alterações climáticas. O destino desta torre de gelo que está a desaparecer rapidamente está intrinsecamente ligado ao futuro do nosso planeta e das gerações vindouras.

Compreender verdadeiramente esta mudança é crucial para tomar decisões sobre a forma de nos adaptarmos, mitigarmos o seu impacto e salvaguardarmos a nossa única casa para as gerações futuras.