O maior terremoto em 25 anos em Taiwan deixa mais de 800 pessoas feridas e alerta de tsunami foi emitido!

Na última terça-feira (2), um forte tremor de 7,4 na escala Richter foi sentido na costa leste de Taiwan, fazendo com que as autoridades ativassem o alerta para tsunami. Confira os danos causados!

Terremoto
Terremoto de 7,4 de magnitude atingiu Taiwan nesta última terça-feira e alerta de tsunami foi emitido.

Um forte tremor de 7,4 na escala Richter foi sentido na costa leste de Taiwan na noite desta terça-feira (2), e provocou alertas de tsunamis nas ilhas ao sul do Japão e nas Filipinas. A região da Ilha Yonaguni foi onde a intensidade do terremoto foi mais sentida.

A Agência Meteorológica Japonesa calculou a magnitude do terremoto em 7,5, embora o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) tenha afirmado que foi de 7,4. Segundo o USGS, o terremoto teve epicentro 18 km ao sul de Hualien.

Foi um abalo muito violento, mesmo aqui em Taipei, a mais de 100 km do epicentro, relatou um morador. Coisas caíram das prateleiras, vasos de flores foram derrubados, janelas foram abertas e portas foram movidas.

Partes da cidades de Taipei ficaram sem energia elétrica em consequência do abalo, e mais de 87 mil imóveis tiveram o serviço interrompido. Uma emissora de televisão local estava ao vivo no momento do terremoto e registrou os equipamentos de gravação balançando no teto do estúdio.

Houve relatos de desabamentos de terra, sistemas de trens de alta velocidade foram suspensos em toda ilha. Até a última atualização, estima-se que 127 pessoas estejam presas sob os escombros, incluindo 77 pessoas dentro dos túneis das montanhas Jinwen e Qingshui, no condado de Hualien. Foram confirmadas 9 mortes, e pelo menos 5 foram mortas pela queda de pedras, afirmam as autoridades. E pelo menos 800 pessoas ficaram feridas.

Embora grande parte da população de Taiwan viva na costa oeste do país, a cidade de Hualien é um dos maiores centros populacionais da costa leste. Sua população é de aproximadamente 100.000 habitantes. Segundo autoridades locais, o terremoto em Taiwan causou o desabamento de pelo menos 26 edifícios.

Este é o maior abalo sísmico na ilha em 25 anos, segundo a Administração Central de Meteorologia de Taiwan! O último terremoto de grande magnitude, denominado de Jiji, foi em 1999 com intensidade de 7,3.

Escolas foram fechadas e abrigos foram disponibilizados para a população, pois as estruturas urbanas, embora projetadas para suportar os abalos, podem ceder com tantos tremores. O tráfego de carros foi comprometido em uma rodovia devido ao forte tremor.

Ondas de tsunami foram observadas na costa de Taiwan e nas ilhas do sudoeste do Japão depois que um terremoto de magnitude 7,4 atingiu a ilha. Mas não houve relatos imediatos de quaisquer danos importantes causados por estas ondas. Em vídeos que circulam nas redes sociais, é possível observar um turista preso na piscina de um prédio no momento do tremor.

Embora os terremotos não possam ser previstos, Taiwan possui um sistema de alerta precoce. Este sistema detecta tremores de solo à medida que ocorrem na região epicentral e envia imediatamente um alerta que viaja mais rápido do que a energia sísmica e os tremores de solo associados.

Qual o tipo deste terremoto?

As estimativas iniciais sugerem que a ruptura do terremoto começou entre 10 e 40 quilômetros abaixo da superfície da Terra. Um terremoto mais superficial geralmente produzirá tremores de solo mais fortes do que um terremoto mais profundo e, portanto, é mais provável que resulte em danos a edifícios próximos.

A última análise dos dados deste terremoto sugere que o terremoto ocorreu na extremidade rasa desta faixa e provavelmente produziu uma ruptura que rompeu a superfície. Os dados de satélite da superfície da Terra nos dirão mais sobre a deformação do solo nos próximos dias.

A ruptura do terremoto ocorreu em uma falha reversa. É aqui que o terremoto eleva um lado da crosta terrestre em relação ao outro. Isto pode produzir um deslocamento vertical do fundo do oceano, o que pode gerar um tsunami.