Tsunami no Pacífico: a teoria das placas tectônicas pode ser refutada em 4 áreas oceânicas

Descubra os resultados impressionantes apresentados pela equipe de pesquisa e os desafios de desenvolver uma nova teoria sobre o que realmente está acontecendo nas profundezas dos oceanos.

Placas tectônicas, oceanos
Os movimentos não ocorrem apenas entre as placas tectônicas, mas também dentro de cada uma delas.

Até recentemente, acreditava-se que as placas oceânicas permaneciam rígidas nas suas bordas e só sofriam deformação nas zonas de subducção.

No entanto, as evidências geológicas e geofísicas dos planaltos oceânicos de Ontong Java, Shatsky, Hess e Manihiki sugerem que a deformação é uma ocorrência muito comum na borda da placa.

Os planaltos oceânicos são regiões mais fracas e estão localizados na litosfera dos oceanos. Eles também são suscetíveis à deformação tectônica.

Nesse sentido, as novas descobertas feitas sobre o Oceano Pacífico, e divulgadas no estudo publicado na revista Geophysical Research Letters, desafiam a compreensão atual da teoria das placas tectônicas.

"Através de modelos geodinâmicos numéricos, mostramos que a força de extração exercida pelos limites das placas de subducção pode causar uma extensão significativa nesses planaltos oceânicos", destacam os pesquisadores do estudo.

O que está acontecendo com as placas tectônicas no Pacífico

Um princípio fundamental da tectônica de placas é que as placas da litosfera são em sua maioria rígidas e só sofrem deformações significativas nos limites onde se encontram com outras placas. Mas isto é uma simplificação da realidade.

planaltos oceânicos; Oceano Pacífico
Localização dos planaltos oceânicos Ontong Java, Shatsky, Hess e Manihiki. Fonte: Gün et al. (2024).

No entanto, certas partes das placas oceânicas podem ser mais propensas à deformação tectônica.

É por isso que no estudo analisaram dados disponíveis dos planaltos oceânicos do Pacífico - Ontong Java, Shatsky, Hess e Manihiki - que revelam evidências sísmicas de importantes eventos de deformação.

Os resultados sugerem que pode haver uma ligação entre eventos chamados Syn Drift – deformação que ocorre na borda das placas tectônicas – e o afundamento da placa do Pacífico no local de subducção.

Além disso, o estudo destaca que os desafios da topografia geológica do fundo do mar fazem com que as suas interpretações se limitem aos quatro planaltos identificados no Pacífico ocidental, onde há dados disponíveis.

Syn-Drift; Oceano Pacífico
Mecanismo de extensão Syn Drift e resultados do experimento. Fonte: Gün et al. (2024).

Embora as descobertas sejam consistentes em todos os quatro locais do Pacífico, a exploração geofísica e petrológica contínua da litosfera do fundo do mar ajudará a realizar análises mais sofisticadas no futuro.

Embora esta informação seja apenas uma teoria – por enquanto – é uma questão de tempo até que o conhecimento científico sobre o que realmente está acontecendo nas profundezas do Oceano Pacífico seja revelado.

Por fim, a equipe de pesquisa destaca que dados geológicos e geofísicos, somados a experimentos quantitativos, demonstram que o interior das placas oceânicas não está isento de danos tectônicos na borda das placas.

Gün, E. et al. Syn-drift plate tectonics. Geophysical Research Letters, 51, 2024.