O estado mais quente do Brasil

Com a chegada do verão, o calor parece ser inevitável. Porém, existem cidades no Brasil em que o calor pode extrapolar qualquer desconforto térmico!

O calor intenso pode ocasionar em mal estar, perda de coordenação e cognição.

Climatologicamente falando (de acordo com dados de 30 anos ou mais), as cidades mais quentes do Brasil estão localizadas no norte e nordeste do Brasil e no estado de Mato Grosso (os cuiabanos bem sabem). Porém, o estado do Piauí tem destaque quando o assunto é calor intenso.

Com a chegada do verão, o calor se intensifica e a sensação térmica pode facilmente ficar acima dos 40ºC em muitas cidades do país. Apesar de estar bem longe das regiões mais quentes do Brasil, no último dia 18/12 (terça-feira), a cidade de Antonina (PR) marcou 44,3ºC com sensação térmica de 81º! Mas afinal, qual o estado brasileiro que mais alcança temperaturas altas?

No dia 25 de novembro de 2005, a cidade de Bom Jesus (PI) alcançou a marca histórica de 44,7ºC e se tornou o registro mais alto de temperatura no Brasil. Em 2013, o jornal O Globo levantou um estudo que apontou Piauí como o estado que mais vezes teve municípios com temperaturas mais altas. Foram 71 um casos contra 31 casos no Rio Grande do Norte que ficou em segundo lugar.

Média da temperatura máxima anual (esquerda) e o número de dias com temperaturas acima de 40ºC (direita) no período 1981-2010. Fonte: INMET.

No estudo, também foi apontado que só a cidade de Bom Jesus (PI) teve 39 casos de temperaturas mais altas do Brasil. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a região do estado do Piauí em que se localiza a cidade de Bom Jesus pode ter mais que 5 dias por ano com temperaturas acima de 40ºC.

A cidade de Bom Jesus (PI) e região possuem um clima semiárido, de acordo com a classificação de Arthur Strahler, com valores pluviométricos abaixo de 1000mm acumulados no ano. A temperatura média anual de Bom Jesus (PI) é de 27,7ºC. Portanto, se você é daquelas pessoas que amam o calor, o lugar certo para você passar as férias e até mesmo morar é o estado do Piauí.