O aumento da cobertura de gelo marinho da Antártica

Embora a tendência no Pólo Norte continue sendo de uma diminuição na extensão e no volume do gelo marinho, no Pólo Sul a quantidade tem aumentado na Antártica.

gelo marítimo
A extensão de gelo no Ártico e na Antártica aumentou nos últimos anos.

O relatório mais recente do Centro Nacional de Dados de Neve e Gelo (NSIDC) foi intitulado como “uma mudança de ritmo” fazendo referência à velocidade do degelo no Ártico. Como sabemos, ano após ano a extensão e o volume de gelo que se forma nos invernos nos pólos norte e sul diminuem em maior ou menor grau, sendo no Ártico onde esta diminuição tem sido observada de forma mais notável com o passar dos anos, o oposto do que está ocorrendo na Antártica, onde até aumentou recentemente.

Naturalmente, nosso planeta tem ciclos, mas é claro que eles foram modificados por vários fatores influenciados por nós, humanos. Esses ciclos permitem que o aquecimento aumente e, eventualmente, ocorram anos sem mudanças ou com uma ligeira diminuição em escala global, sendo nestes quando o gelo, a neve e o frio podem ganhar espaço, assim como temos vivenciado nos anos recentes, devido também ao fenômeno climático conhecido como La Niña.

Aumento do gelo no Ártico

Durante julho, o degelo no Oceano Ártico foi reduzido graças aos sistemas de baixa pressão dominantes, gerando extensa cobertura de nuvens, temperaturas em torno de 0°C e eventuais nevascas, que diminuem a probabilidade de que neste 2021 tenha um recorde de cobertura mínima de gelo. A extensão média em julho foi de 7,69 milhões de km2 , o que equivale a 1,78 milhões de km2 abaixo do valor médio para 1981-2010, ocupando o 4° lugar nos registros de satélites.

O frio, a neve e o gelo continuarão existindo, mesmo que tudo o que você ouça seja: "código vermelho", "estamos em um ponto sem volta"...

No final de março e até meados de setembro, é o período natural de degelo, que veio com valores recordes mínimos, porém, ele cessou em julho e desde o início de agosto, o gelo quase não derreteu. Até 10 de agosto de 2021, a cobertura era maior do que em 2007, 2011, 2012 e do que entre 2015 e 2020, ou seja, hoje existe mais gelo do que naqueles anos, ocupando 6,114 milhões de km2, sem dúvida uma boa notícia entre tantas outras de calor, incêndios e secas. Faltam aproximadamente 5 semanas até que o mar comece a congelar.

Como Groenlândia e Antártica se comportaram?

O inverno de 2021 esteve quase dentro dos valores normais em relação à quantidade de massa de gelo/neve sobre a Groenlândia, com perdas compensadas por ganhos. Destaca-se o dia 26 de maio, quando foi apresentado um recorde devido a uma grande tempestade de neve em setores do sul e sudeste, somando mais de 12 gigatoneladas em um início de temporada de degelo.